segunda-feira, 11 de julho de 2016

Desafios diaconais para o Século XXI



Introdução:

Os tempos mudaram...
Com isto, muda-se também as necessidades, abordagens, perguntas e respostas.

Ser diácono no século XXI é um grande desafio, e quando fui convidado para trazer uma reflexão aos diáconos da nossa região neste congresso, fiquei pensando no que poderia falar, e a questão que veio ao meu coração foi a seguinte: Como ser um diácono efetivo no exercício da função, em pleno Séc. XXI, um século de tão grandes desafios?

Estamos vivendo um momento da desfragmentação do saber e dos costumes. Certo pastor de uma grande igreja, afirmou que catalogaram na sua comunidade, mais de 60 modelos de famílias. Casais com filhos, casais sem filho, casais com 2 filhos, casais com 3 filhos, casais com 2 filhos e a sogra, etc... não dá mais para falar de um protótipo de casamento.

Fico pensando quais as implicações para a minha saúde em viver um estilo de vida completamente distinto do meu pai. Na verdade eu quebrei, com a minha forma de viver, hábitos absolutamente arraigados e milenares. Até o meu pai, durante séculos, e talvez milênios, meus ancestrais dormiam no mesmo horário, tinham as mesmas rotinas que eram estabelecidas pelo dia e noite, faziam atividades similares como cuidar do gado, da lavoura, etc., mas o meu estilo de vida não teve nada de rotineiro. Cedo fui morar longe dos pais para estudar, almoçava de forma irregular, ficava acordado até tarde, acordava no horário que dava. Minha rotina foi centenas de vezes quebrada.

Quais as implicações disto para minha saúde física? Para minha psique?
Alterações similares a esta se dão em vários níveis.

Como responder com um ministério efetivo às demandas de uma sociedade em mutação e com exigências variadas?

Deixe-me sugerir Quatro desafios:

1. Desafio do ser sobre o fazer

O texto de 1 Timóteo 3 é o mais completo sobre liderança cristã. Fala dos presbíteros e diáconos. Logo no início lemos que não há nenhum problema de se aspirar a um ofício cristão, pelo contrário, quem assim o faz, “excelente obra almeja”. Para Deus, o ruim não é quando você aspira, antes quando você não aspira, porque Deus tem usado líderes todas as vezes que ele quer fazer a obra aqui na terra. A aspiração ao oficio, pode ser inferida da própria ação do Espirito Santo no corpo de Cristo.

Das 26 características enumeradas no texto, 21 estão relacionadas ao ser do líder, e 5 ao fazer (que por sua vez, estão intimamente ligadas à questão daquilo que você vive interiormente:


                                                        SER                                     FAZER

Presbíteros                                      (11)                                         (2)
Diáconos                                         (11)                                         (1)

Deus está preocupado com a vida espiritual da liderança, com aquilo que somos, caráter, ser, muito mais do que com aquilo que fazemos.

Que atividades que Deus espera dos diáconos?

Apenas uma. Que o diácono tenha uma família criada no temor do Senhor. “Governe bem sua própria casa” (1 Tm 3.12). Que tenham filhos que não sejam acusados de dissolução nem de insubordinação. Administre bem suas finanças e crie um ambiente de equilíbrio emocional para sua própria família.

Todos os demais requisitos tem a ver com o “ser”, não com o “fazer”. Ai surgem os itens que apontam para a Personalidade do líder cristão:

(1) - Relacionado ao equilíbrio emocional -

               (a) - Marido de uma só mulher - vs. 2 O mesmo com relação aos diáconos -(3:12)

               (b) - Temperante - Não exagerado nas coisas. Esta exigência aparece três vezes:
                                *Presbíteros - “Não dado ao vinho” - vs. 3
                                 *Diáconos - Não dado a muito vinho - vs. 8

               (c) - Sóbrio - vs. 2 “Cheio de bom senso”.

               (d) - Não violento - BJ “Não briguento”.

(2) - Relacionado ao caráter -
               (a) - Irrepreensível - Não deixe suspeitas sobre aquilo que ele é.
                         *Diáconos - “respeitáveis” vs. 8

               (b)- Modesto - Líder não pode ser presunçoso e arrogante. Deve ser simples no vestir, simples no estilo de viver.

               (c)- Avesso a contendas - “Inimigo de contendas” vs. 3. Quando lideres amam disputas, a igreja facilmente se divide.

               (d)- Bom testemunho - vs. 7

Ao falar sobre isto, o texto bíblico aponta para duas direções:

                  1. Preocupação com as pessoas- Para não cair no opróbrio e vergonha-vs.7
                  2. Preocupação com o diabo - vs. 6,7 - Para não ser humilhado por satanás

(3)- Relacionado à administração de finanças -
                 (a) “Não avarento”. Living Bible : “Não amar o dinheiro”.
Como administrar o dinheiro de Deus se ele o líder é desonesto? Pessoas que não investem financeiramente no reino, não são contribuintes, não podem assumir posições de liderança, porque no mínimo é infiel, e no máximo, não acredita que a Igreja seja um projeto no qual vale a pena colocar seus bens. Afinal, não foi isto que nos ensinou nosso Senhor Jesus Cristo: “Onde estiver seu tesouro, ali estará também o seu coração”? Por isto, os diáconos não podem ser ”cobiçosos de sórdida ganância” (BJ) ou, como afirma uma diferente tradução, devem viver “sem cobiçar lucros vergonhosos” [1]

(4) - Relacionado à experiência de vida cristã - vs. 6
                   Experiência com Deus e a comunidade.
                   a. Não “soberbos”. Vs. 6
                   b. Não facilmente escandalizáveis - vs. 10 Muitas vezes o líder precisa se confrontar com problemas terríveis que acontecem na vida de pessoas e indivíduos e deve aprender a tratar tais “escândalos”, com maturidade e equilíbrio.
                   c. Os diáconos devem ser “experimentados”. vs.10 Devem demonstrar habilidade, interesse e alegria naquilo que fazem.

(5) - Relacionado ao uso da língua - vs. 8

                  a. “De uma só palavra” - Vs. 8 Tem a ver com o caráter de alguém que diz a verdade, sabe o que diz e não precisa ficar justificando o que falou.
                  b. “Não maldizentes” - vs. 11 NIV: “malicious talkers”.

(6)- Relacionado à doutrina cristã - ou ao corpo doutrinário das Escrituras.

a. Estabilidade espiritual - “conservando o mistério da fé” vs. 9 Gente que persevera na doutrina dos apóstolos.

b. Fiéis em tudo - No testemunho, nas finanças, na visão doutrinária.
Liderança infiel destrói a Igreja. O povo é impactado por líderes sérios, e por líderes infiéis. Os primeiros estimulam a fé dos eleitos, geram modelos de vida cristã, tornam-se referenciais para o mundo e para a segunda geração da Igreja e uma vida cristã profunda na comunidade. Os segundos, causam escândalos, geram dúvidas sobre a validade da fé que Jesus nos ensinou a viver, podendo destruir pessoas cuja fé genuína está florescendo, levando-as ao inferno. Por isto Deus está preocupado com a liderança de sua Igreja.

2. Desafio da Institucionalização para a Sociedade – Este é o segundo desafio que temos. De sair do circuito fechado da igreja para se tornar uma benção e referência na sociedade.

Há uma tendência natural de ensimesmamento dos projetos. A igreja pode voltar para si mesma e se satisfazer com isto. Muitos citam equivocadamente o texto bíblico que afirma: - “Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gl 6.10). É fácil esquecer a primeira parte do versículo para justificar a indolência cristã, mas a Bíblia diz que devemos fazer o bem a todos, enquanto temos oportunidade. Portanto, precisamos ter uma visão mais ampla do serviço que Deus dá à igreja. Não servir apenas à igreja, mas ter um olhar missionário. A igreja precisa sair de si mesmo, olhar para os campos. Servir à cidade, ser diácono nesta geração caída.

Talvez pudéssemos ter um fórum comunitário, provocar uma ampla discussão na igreja tentando entender “como poderemos servir à cidade” onde estamos plantado. Certamente muitos e grandes desafios estão diante de nós, e precisamos abraçá-los. Admito que a igreja nem sempre é capaz de responder às grandes questões que se impõem diante de nós, mas com cuidado, certamente seremos capazes de avançar neste campo.

Os diáconos da igreja não são chamados apenas para servir à instituição, mas para servir a sociedade. Isto é um olhar mais abrangente do ministério. Não servir apenas a instituição local, mas a comunidade.

A constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil fala das funções diaconais da seguinte forma:

Art.53 - O diácono é o oficial eleito pela Igreja e ordenado pelo Conselho, para, sob a supervisão deste, dedicar-se especialmente:

a) à arrecadação de ofertas para fins piedosos;
b) ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos;
c) à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino;
d) exercer a fiscalização para que haja boa ordem na Casa de Deus e suas dependências.

As duas últimas tarefas são voltadas para a instituição e manutenção da igreja, mas as duas primeiras são voltadas para o serviço comunitário. Se a sociedade está passando por necessidades públicas, assistência financeira, os diáconos deverão ser os primeiros a encabeçar estas atividades.


3. Desafio do Assistencialismo ao Empoderamento. Intencionalmente uso dois termos que precisam de certa explicação.

Por Assistencialismo refiro-me à ação emergencial de socorro. Muitas necessidades são trazidas à Junta para que ela administre. São pessoas em crises financeiras, precisando de cesta básica, de remédio, do pagamento de aluguel, do pagamento de uma consulta. Estas tarefas são, geralmente, cumpridas de forma proativa pela Junta Diaconal. Por Empoderamento, usamos um termo tirado da sociologia moderna que traz a ideia de “dar poder” aos que se acham desprezados.

Veja esta definição tirada da web. Ela é um pouco longa, mas pode nos ajudar:

Empoderamento, ou delegação de autoridade, é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Analisa-se o desenvolvimento, ou grau de maturidade, do empoderamento na organização avaliando o estágio evolutivo em que se encontram as áreas de gestão, as configurações organizacionais,estratégias competitivas, a gestão de recursos humanos e a qualidade.

O empowerment é ainda uma técnica de gestão baseada na descentralização de poder e autonomia de tomada de decisões, que visa maior participação da equipe em atividades organizacionais.

Para Chiavenato, o empowerment ou empoderamento, é uma ação que permite melhorar a qualidade e a produtividade dos colaboradores, fazendo com que o resultado do serviço prestado seja satisfatoriamente melhor. Estas melhorias acontecem através de delegação de autoridade e de responsabilidade, fomentando a colaboração sistêmica entre diferentes níveis hierárquicos e a propagação de confiança entre os liderados e os líderes.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gia


A diferença entre Assistencialismo e Empoderamento, é que, no primeiro, ajudamos as pessoas necessitadas, trazendo socorro, alivio, apoio, enquanto que no segundo, queremos capacitar as pessoas necessitadas visando trazer dignidade e senso de que fazem parte de uma construção social, e não são apenas agentes passivos que precisam de cuidado.

Qual é o problema do programa assistencialista?

Já em 1969, Paulo Freire escrevia com grande lucidez sobre este assunto em Educação como prática da Liberdade (Rio, Paz e Terra). Sua abordagem pedagógica é impressionante.
Para Freire, os programas assistencialistas roubam dos pobres o seu maior valor que é a dignidade, privando-os de uma inserção comunitária. Como não são convidados a refletir sobre suas possibilidades, não conseguem “fazer-se críticos e, por isso, (...) se tornam criticamente otimistas” (op. cit. 54).

Com tal compreensão, Freire demonstra que ao deixarem de ser passivas e tornarem-se agentes de sua história, “a desesperança das sociedades alienadas passa a ser substituída por esperança, quando começam a se ver com os próprios olhos e se tornam capazes de projetar (...) na medida em que vão se integrando com o seu tempo e o seu espaço” (id. Pg.54).

Os programas assistencialistas inibem a participação do povo nos processos decisórios, criando uma relação de dependência/dominação. Não sendo capaz de se envolver politicamente através do trabalho construtivo e da discussão de sua própria história, perdem o sentido da esperança. O impotente, que sequer pode trabalhar, está morto. “Quem se julga acabado está morto. Não descobre sequer sua indigência” (Id. pg 53).

O assistencialismo contradiz a vocação natural da pessoa e “faz de quem recebe a assistência um objeto passivo, sem possibilidade de participação do processo de sua própria recuperação” (id. Pg. 57). Freire vê nisto uma forma de agressão: “Violência do seu antidiálogo, que, impondo ao homem mutismo e passividade não lhe oferece condições especiais para o desenvolvimento ou a “abertura” de sua consciência (id. Pg.57). Este é o resultado didático do ócio remunerado ou da esmola oficial.

Luiz Gonzaga, antes destas reflexões de Freire, disse com muita propriedade:
“Mas doutor uma esmola,
A um homem que é são,
Ou lhe mata de vergonha,
Ou vicia o cidadão”.

(Vozes da seca, Zé Dantas e Luiz Gonzaga, 1953).

Jesus, ao encontrar um paralítico, disse-lhe: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. Interessante esta forma didática de ensinar. Jesus inspira fé e capacita o ser humano a andar com suas próprias pernas e a não depender de outro para carregar o seu próprio leito. Poderia apenas lhe dizer que estava curado, mas resolve capacitá-lo a romper o círculo de dependência que sempre caracterizara sua vida.

A prática da liberdade envolve este processo de capacitação do ser humano. Ninguém será livre, se a dignidade, o valor próprio e a esperança não lhe for entregue.

O desafio diaconal passa por este caminho: sair da assistência e da cesta básica para a autonomia e capacitação humana. O pobre não é menos inteligente, na maioria as vezes o é por falta de oportunidades. Temos que entender que nas relações sociais, existe uma indústria da fome, da miséria, assim como existe da seca, do abandono e da dependência. A pobreza e despotencialização favorece grupos políticos manipuladores.

4. Desafio do Específico para o Abrangente – Este é o quarto e último aspecto que gostaria de considerar nestes desafios diaconais para o Século XXI.

A tarefa diaconal consiste, não apenas em cuidar da porta, mas estar plugado às necessidades extra litúrgicas da comunidade. Não apenas entregar folhetos e boletins, e eventualmente socorrer uma necessidade e emergência durante o ato de culto, mas precisa perceber o que está acontecendo à comunidade.

Isto implica em não apenas estabelecer o bom funcionamento das atividades, mas supervisionar, diaconizar. Quando o diácono entende isto, ele percebe que seu ministério é muito maior. 

Nas atribuições diaconais da igreja, vários itens devem ser considerados:

· Instalações: Os diáconos poderiam ser responsáveis por administrar a propriedade da igreja. Isso incluiria assegurar que o lugar de culto esteja preparado para a reunião de adoração, limpá-lo, ou administrar o sistema de som.

· Benevolência: Semelhante ao que ocorreu em Atos 6.1-6 com a distribuição diária em favor das viúvas, os diáconos podem estar envolvidos em administrar fundos ou outras formas de assistência aos necessitados.

· Finanças: Enquanto os presbíteros deveriam, provavelmente, supervisionar as questões financeiras da igreja (At 11.30), pode-se deixar apropriadamente que os diáconos lidem com as questões cotidianas. Isso incluiria coletar e contar as ofertas, manter registros, e assim por diante.

· Introduções: Os diáconos poderiam ser responsáveis por distribuir boletins, acomodar a congregação nos assentos ou preparar os elementos para a comunhão.

· Logística: Os diáconos deveriam estar prontos a ajudar em uma variedade de modos, de modo que os presbíteros possam se concentrar no ensino e no pastoreio da igreja.
As Qualificações e Responsabilidades Bíblicas dos Diáconos

Benjamin L. Merkle1
Fonte: http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/623/As_Qualificacoes_e_Responsabilidades_Biblicas_dos_Diaconos

Ainda lemos na constituição da igreja.
Art.1 - A Junta Diaconal constituída de todos os diáconos da Igreja (CI/IPB Art.83, alínea “g” ) coordena as funções estabelecidas na CI/IPB Art.53 e rege-se pelo presente regimento.
Art.2 - Compete à Junta Diaconal coletivamente e aos diáconos individualmente:
a) Tomar conhecimento da existência de necessitados principalmente entre os membros da Igreja, visitá-los, instrui-los e confortá-los espiritualmente, bem como auxiliá-los nas suas necessidades dentro das possibilidades da Igreja, examinando cautelosamente a fim de verificar a real existência das necessidades alegadas;
b) Dispor para esses fins dos recursos votados pelo Conselho e das ofertas especiais. Determinar no início de cada ano a quantia máxima que o diácono poderá aplicar individualmente, por mês, no socorro urgente do necessitado;
c) Examinar os casos de pretensões a lugares gratuitos em hospitais e orfanatos recomendando ou não a assistência pretendida;
d) Tomar conhecimento da existência de enfermos, entre membros e aderentes da Igreja, visitá-los e confortá-los em caso de necessidade;
e) Comunicar aos presbíteros e ao pastor a existência e as condições dos enfermos;
f) Manter em dia com meticuloso cuidado a lista e os endereços das pessoas que estão recebendo auxílio da Junta;
g) Recolher as ofertas dos membros e amigos da Igreja, conta-las e encaminhá-las imediata e diretamente à tesouraria;
h) Dar todo o apoio coletivo e assegurar o apoio individual dos diáconos aos planos econômicos ou financeiros adotados pelo Conselho da Igreja de modo que sejam propagados com entusiasmo e realizados com toda a eficiência;
i) Verificar se estão em ordem as cousas referentes ao culto como também os objetos da Santa Ceia e do batismo e recolhimento das ofertas;
j) Observar a ordem conveniente nos pátios e arredores do templo desde a rua até as dependências internas;
l) Evitar de modo absoluto que haja reuniões em outras salas ou palestras entre membros da Igreja ou simples assistentes, dentro do templo ou nos pátios, durante as horas de culto.


Ainda devem ser considerados as seguintes funções: “Sempre que o ambiente o permitir os diáconos, nas visitas, deverão orar e ler trechos da Palavra de Deus, como também instruir os crentes sobre o privilégio da contribuição”.

Percebem a largueza e amplitude deste ministério?
Vai muito além daquilo que normalmente consideramos.

Conclusão:
Não poderia deixar de concluir fazendo as seguintes afirmações sobre o diaconato.
Qual é a bênção de ser um diácono?
O apóstolo Paulo afirma que duas grandes bençãos surgem na vida das pessoas que se dispõem a esta grande obra:

1. Justa preeminência – “Pois os que desempenharem bem o diaconato, alcançam para si mesmos, justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus” (1 Tm 3.13). Que promessas maravilhosas! Lugar de destaque na obra. Paulo usa o termo grego bathmos, ideia de valor e significado. Este termo surge uma única vez em todo Novo Testamento, exatamente neste texto.

2. Intrepidez na fé - “Pois os que desempenharem bem o diaconato, alcançam para si mesmos (...) muita intrepidez na fé em Cristo Jesus

Não é uma grande bênção? O exercício do diaconato, feito com zelo, devoção, adoração, traz intrepidez espiritual. Talvez seja por isto que quando surge a perseguição em Atos, vemos os diáconos no primeiro plano de evangelização. Estevão, intrepidamente, se torna o primeiro mártir cristão, falando com ousadia diante do Sinédrio (Atos 7); em seguida, vemos o diácono Filipe testemunhando sua fé e levando a Cristo o Ministro das finanças da Etiópia, reconhecer Jesus como seu salvador pessoal (At 8). A pessoa que vive uma vida de serviço aumenta sua fé, e se torna ousada em Cristo Jesus.



[1] Inicialmente os diáconos administravam as finanças da igreja. A tarefa diaconal é a que exige recursos: Cuidar dos pobres, salário do pastor e funcionários- (administração), e cuidado do templo e investimentos em projetos evangelísticos e sociais. Os presbíteros  tinham a responsabilidade espiritual do rebanho, eles eram os pastores: cuidavam do rebanho, ensinava a correta doutrina, exortava os hereges, oravam, liam a Bíblia, pregavam e discipulavam, abriam frentes missionárias e cuidava espiritualmente do povo. Paulatinamente tem ocorrido uma inversão de papéis, e certamente isto tem trazido prejuízos espirituais para a igreja de Cristo.