terça-feira, 21 de agosto de 2018

História da espiritualidade - Da Bíblia à Reforma




I.                    Antigo Testamento

a.       Um Deus que se revela – O Deus dos pais e da libertação. Frei Carlos Mesters: “A história de Deus na história dos homens”. Revelação: Auto-manifestação de Iahweh na história. Deus é Senhor da história. O que de deus se pode conhecer é o que ele decidiu revelar (Dt 29.29).
                                                               i.      Não é teosofia, nem teodiceia.
                                                             ii.      Revelação progressiva – Intencionalmente Deus vai se revelando, primeiro a Abraão, até chegar à plena revelação que faz de si mesmo em seu Filho Jesus (Hb 1.1-4).
                                                            iii.      A libertação do Egito se torna a confissão central de Israel.

b.      A Aliança do Sinai – Identidade do povo e consciência da eleição. No Sinai são firmadas as raízes da fé (Ex 20.1): Dez Mandamentos.
                                                               i.      Deus dos pais: Abraão, Isaque e Jacó.
                                                             ii.      O que sustenta o judaísmo:
1.        Identidade de um povo
2.       Um livro sagrado.

c.       O Deserto e a terra- Peregrinação da fé e concretização da promessa.
                                                               i.      Deserto: Lugar de provação e manifestação de deus
                                                             ii.      Canaã: Deus está no meio. Sentido escatológico.

d.      Monarquia e desafio profético
                                                               i.      O estabelecimento da monarquia é conflitivo. Luta de poder: Profetismo x Monarquia, Samuel x Saul
                                                             ii.      O profeta intervém em momentos críticos da história.
                                                            iii.      O profeta conclama ao arrependimento. Voltar às bases.
1.       Oposição x submissão
2.       Mensagem de juízo e esperança
3.       Iahweh domina o cosmo e a história
e.      Síntese da espiritualidade: pecado (não apenas individual, mas social) e a Lei.

II.                  O Novo Testamento
a.       Jesus e o Espirito. O termo pneuma aparece 250 vezes, numa forte relação com Jesus: Nascimento, batismo, mensagem (o Espirito do Senhor está sobre mim), na continuidade (outro consolador): Jo 14.16

b.      A Espiritualidade dos sinóticos: A presença do reino. Marcos 13 vezes, Mateus e Lucas – 9 vezes. O termo igreja aparece apenas em dois textos: Mt 16.18 e 18.18.

                                                               i.      O reino é escatológico, mas se faz presente na pessoa de Jesus (parousia). O Já e o ainda não (1 Co 13.12).

                                                             ii.      Entrar no reino: conversão – Decisão existência e radical: “Vai, vende tudo o que tem” (Mt 13.35).

                                                            iii.      Permanecer no reino: amor. Imitar a Jesus. Discipulado.

c.       Espiritualidade Paulina: Mística de Cristo

                                                               i.      Fui crucificado com cristo” (Gl 2.19-20). Cristo em nós e nós em cristo. (Rm 8.9-11)

                                                             ii.      Tensão: Antigo e Novo: carne e Espirito. Lutero: “ao mesmo tempo justo e pecador”.

d.      A Espiritualidade Joanina: Mística da amizade amoroso a Jesus, no Espirito. Luta contra o gnosticismo: negava a pessoa de cristo e reduzia a salvação ao conhecimento.

e.      Síntese da Espiritualidade: Imitação e discipulado.

III.                Espiritualidade na Patrística –

a.       Didaquê : “Doutrina do Senhor às nações por meio dos doze apóstolos”. Modelo Pastoral – Catequético. Local: Síria ou Palestina. Ano 120. Documento sobre a via cotidiana da igreja primitiva. Estabelece o direito canônico.

                                                               i.      Questões ético morais – (I-IV). Caminho de vida x caminho de morte
                                                              ii.      Caráter litúrgico – (V-X). Batismo, jejum e oração, celebração da eucaristia. A Didaquê propõe o batismo, oração e eucaristia, como centro da vida cristã.
                                                            iii.      Prescrições Disciplinares (XI-XV). A comunidade vive o clima de fraternidade e partilha.
                                                             iv.      Apelo à Vigilância – (XVI)

b.      Modelo Apologético-Catequético- Testemunhal e teológico-institucional. A igreja sai de Israel, ambiente doméstico e se depara com a arena pagã. Escritos apologéticos são dirigidos aos pagãos. A Fé Cristã confrontada com a filosofia greco-romana.
                                                               i.      Três linhas de pensamento:
1.         Responder à acusação de que a igreja seria um perigo para o Estado.
2.        Expor o absurdo e a imoralidade do paganismo e dos mitos de suas divindades
3.        Apresentar o cristianismo como uma verdadeira filosofia, ensinada pelo logos divino: os apologetas se tornaram os primeiros teólogos da igreja: Taciano (O Sírio); Hermias (o filósofo); Apolinário (Hierápolis).

c.       Diálogo com a Filosofia: Justino, o Mártir.
                                                               i.      Nasceu no ano100, em Siquém (Samaria), buscando a verdade, se converteu num encontro com um ancião à beira mar, que lhe convenceu que apenas os profetas eram testemunhas fidedignos da verdade. Justino foi martirizado no ano 165.
                                                             ii.      Tese central: O encontro do homem com deus realiza-se plenamente na doutrina cristã, não como resultado do esforço humano, mas pela ação do Espirito.
                                                            iii.      Justino deu status de cidadania aos cristãos.

d.      Patrística: Quatro pontos a destacar.

                                                               i.      Forte ênfase doutrinária
                                                             ii.      Defesa apologética
                                                            iii.      Relação igreja x Estado
                                                           iv.      Martírio – de 10 a 180 mil mártires, segundo Henrique Matos.

IV.                Alta Idade Média (313-1073)

a.       Igreja com face imperial
                                                               i.      313 – Edito de Milão. Constantino dá direito de cidadania aos cristãos.
                                                             ii.      380- Teodósio torna o cristianismo a religião oficial do Estado.
                                                            iii.      391 – Proíbe-se o culto pagão no império.
                                                           iv.      814 – Carlos Magno decreta pena de morte ao que não se batiza ou deixa de batizar seus filhos.

b.      Concílios doutrinários
                                                               i.      325 - Niceia – Jesus, natureza consubstancial ao Pai
                                                             ii.      381 – Constantinopla – Jesus é igual ao Espírito Santo e ao Pai
                                                            iii.      431 – Éfeso – Jesus é plenamente homem e Deus. Maria é mãe de Jesus e mãe de Deus.

c.       Sec VI: Monaquismo
                                                               i.      510 - Beneditinos : Ascetismo rígido
                                                             ii.      Decadência moral do clero
                                                            iii.      Reforma gregoriana: renovar a igreja renovando o clero.

d.      Séc IX e X: Reação
                                                               i.      Espiritualidade devocional
                                                             ii.      Retorno à devoção e minimização da teologia.
                                                            iii.      Explosão de espiritualidade
1.       Valorização dos ritos – incluindo o exorcismo
2.       Peregrinação aos lugares sagrados
3.       Hagiografia: imagem de santos/testemunho dos santos. Vitrais e imagens. Padroeiros “protetores das cidades”.
4.       Verticalismo individualista- Fé individual x submissão à hierarquia.
5.       Penitência: O pecador recebe a penitencia, cumpre e retorna ao padre para receber a absolvição. Surgimento dos “livros penitenciais”, que traziam as tarefas e tarifas específicas para cada pecado cometido.

V.                  A Baixa Idade Média (1073-1545)
a.       Fortes crises institucionais
                                                               i.      Exílio de Avinhão – (1309-1377): Cativeiro babilônicos dos papas.

                                                             ii.      O cisma do Ocidente (1378-1417). Por oito anos a igreja teve três papas simultaneamente.

                                                            iii.      1213 – Criação da Inquisição- responsabilidade dos dominicanos

                                                           iv.      Movimentos de Reforma
1.       Cistercienses :  S. Bernardo de Claraval (1153)
2.       Joaquim de Fiore (1130-1202): A Era do espírito.
3.       Cruzadas: Concílio de Clermont (1095)
4.       Reforma Protestante.
Observação:
Boa parte deste material foi extraído do livro: História da Espiritualidade de Ronaldo Cavalcante, Ed. Paulinas, 2016

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Mt 6.9-15 A Oração Dominical




Questões introdutórias

1.       O que você acha de orar, comunitariamente, a oração dominical?

2.       Qual é o ponto em que você “trava” e tem bloqueio para proferir esta oração?

3.       Você já orou, sincera e profundamente, por todos os aspectos contidos na oração?

Observações

A.      Em que contexto Jesus ensinou a oração dominical?
a.       No contexto das orações equivocadas dos religiosos – Mt 6.5-8
b.      Atendendo o pedido de seus discípulos – Lc 11.1

B.      O que Jesus proibiu anteriormente é exatamente o que nossa tradição religiosa encoraja. O que Jesus disse: “Não useis de vãs repetições”. O que fazemos? Transformamos as orações numa reza ou mantra.

C.      A Espinha dorsal da oração dominical
a.       A Paternidade de Deus – “Pai”
b.      A fraternidade – “Nosso”
c.       A Santidade de Deus –
d.      A Soberania de Deus
e.      O anseio pelo reino de Deus
f.        O anseio pela vontade de Deus
g.       A súplica por provisão diária
h.      O anseio pelo perdao
                                                               i.      A condicional do perdão. Este é o único ponto da oração que Jesus resolve explicar e justificar (Mt 16.14-15)
i.         Súplica diante das tentações
j.        Súplica diante do mal (ou do maligno)
k.       Declaração do controle de Deus sobre todas as coisas

Conclusão:

1.       O ponto do "bloqueio" – Todos nós temos áreas difíceis de superação e de grandes lutas. Na oração, não podemos simplesmente ignorar tais aspectos, antes devemos aprofundar e pedir graça de Deus. Portanto, concentre-se nestes pontos na presença de Deus...

a.       Dificuldade em reconhecer a paternidade divina: A figura paterna me assusta e me causa tristeza.

b.      Dificuldade em reconhecer a fraternidade – Não gosto de pensar que tenho de dividir ou ser solidário. Vivo minha vida no isolamento. Não quero dividir meu Pai celeste com ninguém...

c.       Não tenho conseguido santificar o seu nome... isto não me interessa muito...

d.      O reino de Deus não ocupa meus anseios, sonhos, nem oração.

e.      Não gosto de pensar na vontade soberana e absoluta de Deus. Eu quero ter o controle e fazer as minhas vontades, e não depender de Deus. Tenho medo da vontade de Deus.

f.        Não quero orar pela provisão diária. Quero a provisão para sempre e não apenas para um dia. Quero controle sobre meu futuro.

g.       Não quero perdoar (ou não consigo), e não desejo nem mesmo, querer perdoar. Se o perdão de Deus for realmente condicional, certamente serei julgado.

h.      Tenho sido constantemente derrotado nas tentações diárias, mas eu amo meu pecado, não quero abandoná-lo.

i.         Não tenho noção muito clara do maligno (ou do mal), e nem mesmo sei se isto é realidade, por isto não oro por este tema.

1.       Tarefa da Semana: Orar todos os dias por um assunto da oração. (Nomear uma pessoa para nos lembrar diariamente).

tTalvez o grande desafio desta oração não seja o de transformá-la numa oração repetitiva, ritualística e fria, mas refletirmos em cada um destes aspectos, com quebrantamento, honestamente dizendo a Deus: "Senhor, transforma-me nesta área, preciso de sua graça". Creio que ao fazermos assim, estaremos, mais do que nunca, refletindo seriamente no sentido que Jesus dá ao "ensinar", seus discípulos a orarem.


2.       Vamos orar, agora, a oração dominical?

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Os Sete pecados Capitais





OS SETE PECADOS CAPITAIS



A espiritualidade clássica, aquela que vem desde tempos antigos através dos teólogos e da Igreja Cristã, aceitou e sintetizou o eixo central dos pecados humanos em Sete. Estes pecados descrevem as tendências de caráter que nos atrai. Eles se tornam muito especiais em nossos corações e criamos todos os artifícios necessários para que os mantenhamos vivos em nós.



1.  _________________________________ -



2. ________________________________ -



3. ________________________________-



4. __________________________________ -



5. ____________________________________-



6. _________________________________ -



7. _______________________________-





Do Pecado para a virtude

Como lidar com meu pecado?

O contacto com o pecado é o primeiro passo, temos que sair do pecado para a virtude. Só confissão deixa a casa vazia, temos que traçar itinerários espirituais para transformação do vício à virtude:

1. Do orgulho -__________________



2. Da Ira- ________________________



3. Da lascívia______________________



4. Da gula _____________________



5. Da avareza ______________________



6. Da preguiça -__________________________



7. Da inveja ________________________


Conclusão

Precisamos entender que pecado não é acidente de percurso. Não sou pecador porque peco, mas peco porque sou pecador. Precisamos entender ainda que não somos aceitos pela nossa performance, mas somos aceitos pela beleza e pelos méritos de Jesus.

Como lidar com nossos pecados?

O contacto com o pecado é o primeiro passo, temos que sair do pecado para a virtude. Só confissão deixa a casa vazia, temos que traçar itinerários espirituais para transformação do vício à virtude:

Criar liturgia espiritual:
                  a)- Confissão
                  b)- Observar 2 ou 3 versículos sobre o assunto
                  c)- Ter um hino na mente
                  d)- Ter companheiro- troca de experiência

1. Do orgulho - à humildade.

Humus- terra. 
Ninguém valoriza terra, pisa nela, não dá marketing, mas ela está pronta para gerar vida!  
Ser de uma forma discreta e silenciosa capaz de gerar vida, fertilizar. 
Quando há semente, gera vida... Sem propaganda...Se interage com ela, encontra vida...

2. Da Ira- para a mansidão.

Literalmente “Amansar a fera”. 
Abre mão de requerer seus direitos o tempo todo. 
“O manso herdará a terra!”. 
Abre mão de ser dono, controlar...

3. Da lascívia à pureza.

Motivações íntimas foram purificadas. 
Não precisa fantasiar para ter sexo, sexualidade lida com afetividade, ternura, pureza relacional. 

Não é desejo primitivo de sexualidade. 

4. Gula - Moderação.

Saber subordinar apetites legítimos a uma satisfação real. 
Voracidade: Instrumento 
Pode ser o cartão de créditos!  
Cercou-se de objetos inúteis, e ficou com uma dívida impagável...mais...mais...Consome mais e mais de uma mesma coisa para ficar no mesmo lugar. Não ser dominado por impulsos...

5. Avareza - Generosidade.
Dar...Jovem rico...exercício de confiar que Deus via suprir...

Mamom é um Deus que exige adoração. Você tem que se curvar diante dele.

6. Preguiça - diligência, coragem para viver

Sentido de vocação/missão. 
Se perceber como dom de Deus para um mundo melhor. 
Descobrir isto...percebe que tem algo único para contribuir...

7. Inveja- Contentamento.
Eu estou bem com a minha realidade. Sei qual é o meu tamanho...há pessoas melhores. 
Estou de bem como eu sou...ter gratidão: 
Deus é bom!

Conclusão:
Debaixo de cobrança ninguém cresce. 
Legalismo é a melhor escola de hipocrisia. 
Domínio do mal sem o suporte do bem se torna pior. 
A preocupação com o mal, promove o mal. “O mal que temia me sobreveio...”