quinta-feira, 4 de abril de 2019

Confrontando o Status Quo


Resultado de imagem para imagens  status quo


Introdução:

O slogan do Summit Leadership, promovido anualmente pela Igreja de South Barrington (Bill Hybels), é o seguinte: “Veja a realidade não como ela é, mas como ela deve ser”.

Numa provocante palestra, From Here to there (Deste lugar para o outro), ele afirma que, quando se trata de desafiar uma comunidade, o grande problema não é convencê-las de que a visão não é boa, mas que o lugar onde nos encontramos não é adequado. Em geral as pessoas não querem mudança, por comodismo, acomodação, ou até mesmo resistência.

Um líder é aquele que confronta o status quo.
Em geral dizemos: “time que ganha não se mexe”, mas um líder dirá: “Devemos mexer no time que está ganhando, para que sua efetividade seja maior”. Líder inquieta, provoca movimentos, traz nova visão e lidera a comunidade para situações que ela nunca consideraria que seria possível alcançar.

Dinâmica:
Apanhe um pedaço de papel e faça uma linha no meio. Pense sobre pessoas que você considera líderes. Podem ser contemporâneos ou históricos. Escreva seus nomes no lado esquerdo da coluna. No lado direito, tente lembrar eventos ou ações que podem ser identificados nestes líderes. Quais as situações que podem ser associadas a eles?

Agora apanhe outro papel. Novamente faça uma linha no meio. Pense em pessoas que são administradoras. Coloque o nome de um lado, e suas ações e eventos de outro. Quais as situações que podem ser associadas a elas?

Agora reveja as duas listas. Veja se existe algum padrão. O que eles têm em comum? Existe alguma diferença entre a lista de líderes e administradores?

Normalmente líderes são identificados pela capacidade de criar novos produtos, empresas, resoluções de crises, movimentos revolucionários, mudança política, inovações sociais, etc. Líderes nos lembram tempos de conflitos, turbulências, inovações e mudanças. Já os administradores são hábeis para cortar os custos, melhorar eficiência, gerar estabilidade e lidar com processos organizacionais. Eles nos lembram tempos de estabilidade, harmonia, manutenção e constância. Ambos são essenciais para o sistema social, mas possuem funções distintas.

Líderes são aqueles que estão à frente, fazem descobertas, inovam, mostram a direção. Estão a um passo adiante. São interessados em novos caminhos, processos revolucionários que mexem com o sistema, novas abordagens, novos paradigmas e pisam em novos territórios.

Por isto suas características são bem diferentes dos Administradores (ou gestores). Estes são os que lidam com a manutenção e andamento do processo, com os métodos, com avaliação dos recursos.





Veja o seguinte gráfico:

LIDER
BUROCRÁTA
CARACTERÍSTICAS
Visionário
Administrador
Gera o projeto. Cria expectativas.
Manutenção do projeto
Desbravador. Abre trilhas.
Cuida da trilha aberta
Visibilidade e mais stress
Permite que as engrenagens funcionem a contento.

Desafiando o processo
Independentemente da área em que os líderes se encontram, estarão sempre buscando novas oportunidades e enxergando novos caminhos. Estarão sempre tentando criar uma nova forma de ver a vida. Por isto líderes assumem riscos e aceitam responsabilidade pelo que acontece.

Agentes da mudança
Liderança está sempre associada ao processo de inovação, de trazer novas idéias, métodos e soluções. Não apenas em questão de se ter uma nova abordagem, mas tal método vai facilitar a vida de todos. Trata-se de uma reorganização.

Iniciando uma mudança
A atitude de liderança é que faz a diferença, e esta atitude estará sempre voltada em desafiar o processo.

Três considerações precisam ser feitas
1.     Não apenas o líder procura mudanças, mas mudanças buscam por líderes;

2.     Mudanças geram oportunidades para coisas melhores. Mudanças são a base motivacional para a excelência.

3.     Mudanças revelam oportunidades, talentos e habilidades que em geral as pessoas pensam não ter.

Condições que sustentam liderança
A melhor condição para manter alguém numa liderança criativa é entusiasmo, isto acontece quando a pessoa sente-se viva. Ninguém que se sinta desmotivado, poderá liderar bem. Sentimentos como insatisfação, indiferença, passividade, apatia e rotina não estão associados às pessoas vitoriosas. As palavras chaves são empolgação e paixão. Atividades que não geram entusiasmo, não promovem grandes líderes e boas performances.

"Não siga por onde o caminho está pavimentado, mas vá onde não existem ainda caminhos, e deixe ali suas trilhas". Esta é a filosofia de Renn Zaphiropoulos, presidente da Versatec, Inc. Ele afirma ainda que, "ninguém faz alguma coisa significativa sem stress".

O fator  motivacional intrínseco
No mundo dos negócios, coisas como dinheiro, ações, prestígio, posições, são fortes fatores. Contudo, hoje se tem questionado o que pode colocar o coração da pessoa em fogo. Por que pessoas sacrificam suas vidas por ideologias, obras de ações social, missões, etc?  Os pesquisadores tentam encontrar uma explicação para tais ações.  E o que eles tem descoberto é:

O que é recompensador, será executado.

Se os fatores externos como recompensa e punição geram sucesso, porque se preocupar com fatores intrínsecos? Acima de tudo, pessoas no mundo dos negócios não são voluntárias. Elas são pagas. Contudo, a conclusão que se chega é que se a motivação é apenas financeira, e nunca uma fonte de satisfação, as pessoas ignorarão outras necessidades fundamentais, como aprendizado por prazer, orgulho, competência e serviço aos outros. O fator motivacional será exclusivamente utilitarista. E o resultado desastroso para as organizações. Quando contratamos apenas a força de trabalho das pessoas, mas a mente e o coração delas não estão envolvidos, perdemos o mais precioso retorno que existe na vida humana.

Outra coisa a considerar. Se a única recompensa para os funcionários é econômica, eles nunca contribuirão mais que o mínimo. Por isto, sentir-se-ão alienados e deixarão seu trabalho por outro igual ou que pague melhor. Pesquisas têm demonstrado que recompensas monetárias podem diminuir o desejo de se realizar uma tarefa. Obviamente isto não é um argumento para exploração do trabalho mal remunerado. Certamente devemos dar salários justos e benefícios, contudo incentivos meramente externos, limitam as pessoas na sua criatividade.

As melhores palavras para descrever a disposição de espírito daqueles que lideram são: desafio, recompensa e entusiasmo. Numa pesquisa feita na universidade de Chicago, o professor Csikszentmihalyi descobriu que o que mais gera prazer nas pessoas é o uso de suas habilidades. Poder, prestígio e glamour – ficaram em últimas posições.

Uma palavra de alerta é dada por este professor: Quando o desafio e as mudanças são muito grandes, isto pode se tornar uma ameaça e imobilizar a pessoa, causando ansiedade. É necessário encontrar o equilíbrio entre a motivação e as habilidades pessoais. Mas é fundamental que as pessoas sintam que seu projeto desafia, e ao mesmo tempo, dá prazer.

O paradoxo da rotina
O desafio de criar um novo modo de vida é motivador para líderes e liderados. Rotinas podem ser inimigas de mudanças. Warren Benis: "Rotinas de trabalho podem nos levar a não considerar trabalhos não rotineiros". Isto é, destroem todos os planos criativos e todas as mudanças fundamentais. A tendência é gastarmos uma enorme quantidade de tempo que na verdade seria plenamente dispensável.

Rotinas podem
            Embotar nossos sentidos,
            Destruir nossa criatividade,
            Limitar nossa atividade intelectual,
            Remover nosso estímulo,
            Destruir nossa habilidade de competir.

Algumas rotinas porém são essenciais para,
            Estabelecer medidas,
            Realizar operações mensuráveis, consistentes e eficientes.

Mudanças constantes em projetos podem confundir alvos e objetivos, e criar confusão para os empregados e para a instituição.

Na verdade, não podemos viver sem elas, nem podemos viver com elas. O trabalho tende a ser repetitivo e tedioso, mas se não fizermos as coisas pelo menos duas vezes no mesmo caminho, nunca poderemos concretizar nenhum projeto. Precisamos detectar quais rotinas podem se tornar disfuncionais para nossas vidas e quais devem ser positivas.
O seguinte gráfico ajuda a compreender as vantagens e desvantagens da rotina:

ROTINA
FATORES NEGATIVOS
FATORES POSITIVOS
Comodismo
Previsibilidade
Apatia
Disciplina
Falta de criatividade
Segurança
Conservadorismo
Regularidade
Mecanicismo
Aprimora
Embota os sentidos
Confunde o alvo
Impede o pensar
Expertise
Destrói a competitividade
Estabelece medidas
Método mais importante que o alvo
Mudanças constantes



Compromisso número 1: Procure desafios, oportunidades para mudar, crescer, inovar e melhorar.

Líderes sempre estão presentes onde parece existir uma nova oportunidade. Embora o desafio seja duro, é também agradável. Para que a tarefa seja empolgante, precisam encontrar motivações internas. Recompensas externas são insuficientes. Eis algumas sugestões para ajudar:

1.     Lide com seu trabalho como uma aventura – Tente recriar o projeto, descobrir novas formas de fazer a mesma coisa, lide criativamente com seu orçamento.

2.     Lide com novas situações como oportunidades de mudanças, mesmo que não sejam Líder é aquele que descobre oportunidades novas em situações antigas.

3.     Questione paradigmas – Escreva, por exemplo, a forma como as coisas têm sido feitas, e pergunte: "será que isto é necessário para que o melhor aconteça?", ou, "que tipo de alternativa poderemos encontrar nesta situação?" ou ainda, "É possível inovar ou criar uma forma nova de ser e existir?". Pergunte as pessoas o que elas acham que não funcionam bem em suas empresas.

4.     Procure descobrir o que não está funcionando – em todos lugares existe algo que não funciona bem. Descubra! Pergunte "por que fazemos isto ou fazemos as coisas da forma como fazemos?"

5.     Coloque aventura no seu trabalho – Desafios podem ser provocativos e gerar entusiasmo. Muitas respostas poderão ser dadas por pessoas que ocupam cargos apenas burocráticos.

6.     Quebre a rotina – Normalmente nos tornamos criaturas de hábitos. Temos a mesma rotina para trabalhar, comemos nos mesmos restaurantes, faça uma lista de suas rotinas e pergunte: "quais delas me ajudam e quais impedem o meu crescimento?". Se tiver dificuldade pergunte: "qual poderia ser a pior coisa se eu...?" Muitas vezes descobrimos que o sofrimento é recompensando pelo ganho em criatividade e produção. Cada dia quebre um velho hábito desnecessário e comece um novo. Veja se isto ajuda. Leia um novo livro, visite um lugar diferente. De forma ativa procure alguma coisa nova.

7.     Faça a aventura ficar divertida – Se você não está achando divertido fazer o que você faz, certamente você não fará o seu melhor. Contudo, é bom lembrar que projetos que são divertidos e desafiadores também trazem riscos. No próximo capitulo analisaremos isto.

Você assume riscos?
Gene Calvert Highwire Management

1.     Assumir riscos na liderança faz sentido apenas quando não existem outras alternativas aceitáveis.                   
Concordo (     ) Discordo (     )

2.     Eu geralmente prefiro coisas que me desafiam àquilo que me dá segurança.
Concordo (     ) Discordo (     )

3.     Eu tenho confiança na minha habilidade de me recuperar de erros pessoais, independentemente do tamanho destes erros.
Concordo (     ) Discordo (     )

4.     Eu prefiro promover alguém com grande potencial e experiência limitada a um posto chave que alguém com potencial limitado, mas com alguma experiência.
Concordo (     ) Discordo (     )

5.     É mais importante deixar de fazer que fazer algo que não seja perfeito
Concordo (     ) Discordo (     )

6.     Eu creio que oportunidades surgem apenas uma vez.
Concordo (     ) Discordo (     )

7.     É melhor pedir permissão do que pedir perdão.            
Concordo (     ) Discordo (     )

8.     Sucesso em administração é mais uma questão de sorte que habilidade.
Concordo (     ) Discordo (     )
9.     Se me dessem escolha, prefiro $3,000 de aumento anual que $ 10,000 de bônus no qual eu tenho a chance de 1 em 3 em ganhar.
Concordo (     ) Discordo (     )

10.  Eu consigo ter grandes perdas e desapontamentos com pequena dificuldade.
Concordo (     ) Discordo (     )

11.  Se fosse possível escolher eu optaria por segurança mais que realização.
Concordo (     ) Discordo (     )

12.  Fracasso é um longo caminho para administrar sucesso.
Concordo (     ) Discordo (     )

13.  Eu tolero ambiguidades e situações não previstas com facilidade.
Concordo (     ) Discordo (     )

14.  Eu prefiro ter um grande desapontamento do que um arrependimento intenso.
Concordo (     ) Discordo (     )

15.  Quando tenho que tomar uma decisão, sem estar certo das consequências, meu potencial de perdas são minhas maiores preocupações.
Concordo (     ) Discordo (     )

Avaliação:
Dê a você mesmo um ponto em cada uma das seguintes afirmações com as quais você concordou: 2,3,4,5,10,13,14.
Dê também um ponto extra nas seguintes afirmações que você discordou: 1,6,7,8,9,11,12,15.

Calcule o total. Se for 11 ou acima deste número, isto indica que você é uma pessoa que tem facilidade para assumir riscos.
De 6-10, indica que você tem uma disposição mediana para assumir riscos.
Se for 5 ou abaixo deste número, fraca disposição de assumir riscos.
Um número de 14 ou 15 indica que você tem uma tendência extremamente alta.


Diante dos resultados. Responda:

1.     Por que você tem medo de assumir riscos?








2.     Eu assumiria mais riscos se ________________________ - comente.









3.     Você já teve alguma experiência de fracasso?









4.     Fé e fracasso podem andar juntos? Sim, não. Comente.



Rev. Samuel Vieira
www.revsamuca.blogspot.com.br



[1]Kouzes, James M., The leadership Challenge- San Francisco, Jossey-Bass Publishers, 1990, síntese do cap. 3 – Search for opportunities, pg. 31-53

Um comentário:

  1. The Golden Nugget Hotel & Casino - Mapyro
    The Golden 경주 출장마사지 Nugget 광주 출장마사지 Hotel & Casino is a hotel in Biloxi, Mississippi. The Golden 파주 출장샵 Nugget Hotel & Casino is situated 시흥 출장샵 in the heart of 서산 출장마사지 the Mississippi River.

    ResponderExcluir