segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Feminilidade à Luz da Palavra de Deus - Lição 7 - Sara Maria

Igreja Presbiteriana Central de Anápolis
Homem e Mulher

Feminilidade à Luz da Palavra de Deus
Sara Maria Wenzel de Paula Vieira

I.                    Introdução:
Distorções e exigências

Ø  Querem que sejamos iguais aos homens
Ø  Ser mulher é ser forte
Ø  Ser mulher é não se submeter
Estabelecendo as bases:

Homem e Mulher -  Iguais, porém diferentes

·         Deus criou a mulher a partir da costela do homem, então ela é feita das mesmas coisas que ele.

·         Ambos são feitos à imagem de Deus, portanto iguais na essência (Gen 1:26-27)

·         Deus criou a mulher
-          num tempo diferente do homem;
-          de material em fase diferente do homem (pó e carne e osso)
Então ela também é diferente do homem
·         Portanto macho e fêmea são iguais e diferentes.


II. No Éden – homem e mulher são criados no contexto do casamento.

Os primeiros capítulos de Gênesis não mencionam uma cerimônia de casamento entre Adão e Eva. É simplesmente afirmado que Adão foi o marido de Eva em Gênesis 3:6 para que possamos concluir que eles eram casados. Examinemos as Escrituras que conduzem à primeira ocorrência da palavra marido na Bíblia:

§  O homem é formado (Gênesis 2. 7).
§  Não é bom que o homem esteja só (Gênesis 2.18).
§  Deus faz Eva (Gênesis 2.21-22)
§  Marido (Gênesis 3.6).

Importante :

o   Eva foi tirada do lado de Adão, então é apropriado que ela tenha uma atitude de respeito para com ele. Ele chegou primeiro.  Mas ainda assim, deve haver espaço para mútua dependência.  (1 Coríntios 11.11 e 12)

III. Os Elementos da Feminilidade Bíblica
(D'Ann Davis, Diretora do Ministério da Mulher, Living Hope Ministries)


Os elementos apresentados aqui não são exaustivos ou exclusivos, mas são as áreas em que nos concentramos quando ajudamos nossas mulheres a crescer em seu chamado bíblico de feminilidade.





               3.1 – UM SER RELACIONAL


Primeiro, nossa capacidade relacional como mulher significa que prosperamos quando temos vários relacionamentos que têm muitas camadas e estamos mais satisfeitas quando estamos profundamente conectadas com muitas pessoas.

Nós vemos em Gênesis 2.18-25 que fomos criados com o propósito expresso de fornecer relacionamento para outros. É nossa natureza querer se conectar. É por isso que as meninas adoram conversar por horas e não precisam de uma atividade para mantê-las ocupadas ao fazê-lo, coisa praticamente impossível para os homens.
Nós adoramos sentar e contar tudo sobre cada situação e cada sentimento associado a isso, e nós desejamos ser ouvidas e compreendidas. É por isso que, quando um homem nos interrompe e diz: "Deixe-me dizer o que você precisa fazer", ficamos frustradas porque não usamos necessariamente as palavras como um meio para encontrar soluções, mas para nos conectarmos aos outros.

As mulheres também costumam ter um tempo muito mais fácil (se estamos saudáveis) mostrando carinho e conexão íntima do que o masculino médio.

Observe em Gênesis 3.16 vemos que todas as maldições dadas à mulher estão relacionadas a seus relacionamentos: seu cônjuge e filhos.

Provérbios 31.11 e 2 ; 28 e 29 mostram essa capacidade da mulher de influenciar o ambiente da casa.

ALERTA VERMELHO – Por outro lado, assim como florescemos nos relacionamentos  proporcionando um ambiente adequado que nutre os outros para que se sintam em casa em nossa presença, podemos usar essa mesma influência relacional para prejudicar aqueles que amamos. Provérbios 25.24 / 21. 19 / 27 . 15-16/ 14. 1/ 19. 13.


3.2 – UM SER CAPAZ nutrir( física e emocionalMENTE)

Outro elemento de feminilidade  é que fomos criadas para nutrir.

Vemos isso mesmo em nossa forma física, pois temos seios para nutrir um recém nascido. Temos um útero para nutrir um feto. Nossa própria composição  é aquela que gera e nutre a vida.

Há muitas mulheres que lidam tristemente com a infertilidade ou são solteiras, mas ainda possuem os elementos nutricionais em seu corpo, em sua composição biológica.

Uma mulher não é menos feminina se é solteira ou se é casada e incapaz de ter filhos. Ela é tão feminina em forma e espírito como a mulher que tem vinte crianças. Ela ainda tem a composição  de alguém planejada para nutrir, quer Deus escolha ou não usar essas ferramentas corporais para produzir descendentes.

Uma parte dessa função em nutrir se dá no sentido de ser. Isto é, as mulheres têm a capacidade de ser um lar para os outros onde eles podem se sentir seguros e em repouso. Na história de Maria e Marta, até Jesus procurava descanso na casa dessas amigas preciosas.
 
 
Como mulher, eu posso simplesmente nutrir àqueles na minha vida através do amor, carinho, suavidade e cuidado de uma maneira que um homem não consegue fazer. Como mulher,  não somos superiores aos homens, apenas preenchemos um papel diferente e esse elemento da feminilidade pode nutrir e complementar o homem em sua masculinidade. 
Eu também posso nutrir as mulheres de uma forma que as empurra para Cristo e as ajuda a florescer em sua feminilidade em um Tito 2. 3-5. 

Exemplos de feminilidade nutrindo o próximo:
 
§  fornece ajuda que enriquece ( Ex. Abigail 1 Samuel 25.33-35)
§  torna o recipiente da ajuda mais frutífero do que seria sem ela. (Provérbios 31.10-12 ; Débora Juízes 4 e 5)
§  enriquece o homem, dando um apoio que, sem ela, ele não teria. Complementação mútua (Gênesis 1.27-28)
 
3.3. UM SER QUE DESEJA SER BELA

Isso não se baseia na aparência externa, mas não é a exclusão dela. Ser atraente exteriormente não é tão importante quanto ser interiormente linda.

Ela pode não querer que ninguém veja isso e, muitas vezes, irá fazer grandes esforços para evitar que isso aconteça, mas no final, ela realmente deseja ser vista de alguma forma.
Há um peso na palavra "bela" que vai muito além da aparência física de uma mulher.

1 Pedro 3: 3-5  diz: "Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja , porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido...".

Pedro não sugere que uma mulher não seja bonita por fora, mas que ela deve se preocupar com uma beleza que vai mais longe e profundamente que a aparência externa. Provérbios 31. 30 nos diz: "Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, esta será louvada".

Essa mulher tem a qualidade da beleza que não desaparece porque está enraizada em seu espírito gentil e manso.

Uma mulher não tem que ser apagada, insegura e tímida para possuir essa qualidade. Ela pode ser ousada, de vontade forte, cheia de vida e risonha e  ter um espírito suave e silencioso que é submisso ao SENHOR e respeitoso em relação aos outros.

Feminilidade nociva
A Beleza como um fim em si mesmo pode ser uma armadilha

§  A beleza é “vã (Proverbios 31.30)
§  A beleza pode defraudar ( 1 Tessalonicenses 4.4-6)
- Pornografia reversa
§  A beleza pode se tornar mesquinha(Deuteronômio 28.56 e 56)
  -  Desprezo ao marido
   -  Desprezo aos filhos

IV. CONCLUSÃO

Quando pensamos em papéis, muitas vezes cometemos o erro de achar que são principalmente sobre o que fazemos. As funções influenciam o que fazemos, mas o papel define o comportamento e não o contrário. As pessoas perdem o ponto e se envolvem em debates intermináveis ​​sobre comportamento específico, como por exemplo quem deve tirar o lixo. Todo mundo quer uma lista de fazer e não fazer, mas a Bíblia não fornece tal lista. Os papéis falam sobre quem somos mais do que eles falam sobre o que fazemos. As funções são sobre quem Deus criou para ser o que ou quem. O Senhor sabe que vamos descobrir o que devemos fazer quando descobrimos quem verdadeiramente devemos ser.
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário