quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Masc & Feminilidade - Homem e mulher no mundo dos negócios - Lição 8 - Luiz Caetano

Igreja Presbiteriana Central de Anápolis
Homem e Mulher no mundo dos negócios, Segundo as Escrituras: – Lição 8
Luiz Caetano Pohl Hessel

Resultado de imagem para imagens homem e mulher no mundo dos negocios

Introdução: 

Significado de Negócio?
Alguém arrisca? Junção do antepositivo “neg-” (dizer não, negar, recusar) com o substantivo masculino “ócio” (folga, repouso, quietação) gera a palavra negócio, que significa ocupação, atividade, trabalho. Assim, quando perguntamos a alguém qual o seu negócio, estamos nos referindo ao que ocupa a mente, coração e agenda dessa pessoa.

Quanto tempo passamos vivendo nosso negócio por dia?
Reflexão de quantas horas estamos ligados aos negócios? Oração?

Mas ao tratar de Homem e Mulher no mundo dos negócios por onde podemos transitar?

Levantei alguns dos temas...

A. Disparidade entre os sexos no trabalho à luz da bíblia.

B. A Diferença entre o Homem e Mulher e até que ponto a mulher pode deixar de priorizar sua vida pessoal em busca da ascensão profissional? E se não há uma inversão de valores quando a mulher provém o sustento para a casa. O que a bíblia diz disso? (rasgou mesmo o sutiã?)

C. O poder, o assédio, a vaidade e como isso repercute na vida do empresário crente.

D. Sobre o binômio perverso e do antagonismo que existe entre a Ambição na busca do Lucro fundamental à sobrevivência do negócio e a vida em Cristo.

E. Sobre a dificuldade de terceirizar o core business. Consigo entregar o manche a Deus logo nesse ano que o avião está caindo? Consigo submeter tudo à Deus?

A Falta de conhecimento sobre seu propósito e o propósito de Deus acerca de seu negócio. “Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los” (Pv 20:5 RA). Conhecer-se bem exige método, tempo e esforço; não é algo que possamos conquistar num seminário de fim de semana mas vamos ver mais adiante.

Levantei as 5 questões mais perturbadoras que impactam a vida do crente no mundo corporativo, e vamos tentar encontrar nas escrituras as respostas para elas.

a. Que cadeira Deus ocupa no Organograma da minha empresa?

b. Vale tudo no mundo dos negócios?

c. Até onde Deus pode ir dentro do meu negócio?

d. Deus poderia auditar minha contabilidade e fiscal?

e. Algo impede Deus de se manifestar em minha vida ou na vida da minha empresa?

f. Qual é verdadeiramente meu negócio?

Há 15 dias atrás estávamos o Samuca (Pr Samuel Vieira) e eu numa canoa, no Rio Negro, pertinho do fim do mundo e conversávamos sobre negócios, eficiência, gestão do tempo, comprometimento, missão, visão, valores das empresas quando ele me disse ser interessante que eu pudesse falar sobre isso a alguns irmãos. De pronto topei, afinal eu vivo isso diariamente e falar do que se faz é mais fácil do que falar sobre aquilo que deveríamos estar fazendo. Mas há 9 dias atrás quando o Samuca me pediu para falar sobre o Homem e a Mulher no mundo dos negócios “Segundo as escrituras” eu travei meu HD. Porque teoricamente se o bolso é o último a se converter e o primeiro a esfriar... ao falarmos de negócios nós tocamos no ponto exato onde os números, o dinheiro e o bolso geralmente têm a última palavra. Estamos falando de um ambiente hostil de busca por poder, onde muitos princípios são minimizados, verdades deixadas de lado ou escondidas na intenção maior de se viabilizarem ganhos financeiros em última análise. Então, confesso que nunca tinha parado para pensar tão seriamente sobre os meus negócios na perspectiva do sagrado, na perspectiva de um plano maior, e como

Deus pode usar minha empresa na expansão do seu reino ou como um grande outdoor da Bíblia e da mensagem de Cristo.

Mais do que isso, eu como empresário comecei a repensar e a questionar “Qual é realmente meu negócio?” O que verdadeiramente estou fazendo quando administro uma empresa e me relaciono corporativamente com pessoas e comercialmente com clientes e fornecedores?

Ken Anderson ao escrever a biografia de STANLEY TAM no livro Deus é Dono do Meu Negócio deixa claro até onde aquele empresário permitiu que Deus fosse dentro do seu negócio. Deus virou sócio de 51% da companhia. De fato, Ele passou a ser o acionista majoritário e controlador. De fato os advogados perguntavam a TAM se ele não estava em busca de um psiquiatra ao invés de procurar os serviços de um advogado. Entendo que para uma conversão genuína é necessário a entrega de si mesmo sem reservas.

Agora para que Deus seja dono do seu negócio, primeiro Deus deve ser dono de você. A Dificuldade de entregar o sonho nas mãos de Deus. Então quando penso nas provações impostas pelo mundo dos negócios, dos diferenciais que devemos apresentar sobre os concorrentes e nas sacadas que temos de ter para reinventar nosso produto ou serviço acabo quase que acreditando que as pessoas que compõem meu time é que fazem a diferença!

Que o segredo industrial que guardo é valioso, que a ideia que tive lá atrás é milagrosa, que o ponto comercial que escolhi é imbatível..... Acabo depositando minhas esperanças e combatendo meus medos recorrendo aos recursos que tenho e deixando de recorrer a Deus que tem todos os recursos. Como fomos programados para sermos autossuficientes desde a infância... E como condicionamos nosso agir às consequências que nem mesmo sabemos que possuem relação de causa e efeito.

Quantas vezes fomos surpreendidos por coisas que não dependeram de nós?

1. Quando falamos em negócios, estamos tratando de poder. É inegável a relação íntima que eles possuem. E quando falamos em Poder, aqui no mundo material, estamos falando de dinheiro e de valores.

2. O Dinheiro é uma ilusão baseada na percepção coletiva de valor – Explicar o que dá origem ao dinheiro depois do Fim do Lastro Outro. Levar 2 notas de R$ 100,00 uma impressa e outra verdadeira. Perguntar a um aluno qual você rasgaria? Pq? Mas não são iguais? O que dá valor a uma e não dá valor à outra se ambas são idênticas? – Conceito de valor. Conceito de que tudo é valor.

3. Tudo se resume em quais valores resolvo adotar.
O Evangelho é um compêndio de valores e princípios. (missão, Visão e Valores) O livro de Provérbios está recheado de ensinamentos para uma vida plena de sabedoria nos negócios e de comportamento do cristão no mundo corporativo.
Ensina por exemplo conceitos de :

• O que priorizar: e que antes de constituir família, devemos ter um trabalho definido (Pv 24.27); “Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo e DEPOIS edifica a tua casa.”

• Fluxo de Caixa – Noção de tempo e recursos (Pv 27.23- 27); Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos, Porque o tesouro não dura para sempre; e durará a coroa de geração em geração? Quando brotar a erva, e aparecerem os renovos, e se juntarem as ervas dos montes, Então os cordeiros serão para te vestires, e os bodes para o preço do campo; E a abastança do leite das cabras para o teu sustento, para sustento da tua casa e para sustento das tuas servas.

• Meritocracia – Quem faz melhor cresce. O medíocre permanece. (Pv 22.29)Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.

• Que a mulher também tem suas responsabilidades no trabalho (Pv 31.15-19); Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas. Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca. Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres. Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos. Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra. Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes. Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.

• Sucessão Empresarial: Que o indivíduo de bem deixa herança aos filhos (Pv 13.22) e que o bom empregado pode até participar dessa herança (Pv 17.2);(A primeira idéia de PL (participação nos lucros) e do conceito de sucessão empresarial) lá no AT Eliezer teria sido herdeiro de Abrahão não fosse o nascimento de Isaque e Jeroboão prevaleceu sobre Roboão o filho de Salomão e o reino de Israel foi dividido em dois. Ficando Jeroboão com dez das doze tribos.

• Recrutamento e Seleção: Que na hora de contratar, deve-se ter muito critério (Pv 26.10) Como o arqueiro que atira ao acaso, assim é quem contrata o tolo ou o primeiro que passa NVI / Como um flecheiro que a todos fere, assim é o que assalaria os insensatos e os transgressores.. (Caso Helio – revelando que Deus pode, dentro da sua empresa, se convidado a participar, fazer infinitamente mais do que você espera.)

• Trabalhe Duro! Incentiva a imitação da trabalhadora formiga e repreende fortemente o desocupado, ocioso e preguiçoso (Pv 6.6-11; 10.26; 12.24, 27; 13.4; 14.23; 15.19; 19.24; 20.4; 21.25; 22.13; 24.30-34; 26.13-16; 31.27). Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado. Segundo as escrituras o trabalho aceitável por Deus deve ser feito na base da ética, da honestidade e da transparência.

Fica claro que:

1. O Senhor abomina o desonesto, aquele que engana, mente, trapaceia (Pv 11.1; 16.11; 20.10 e 23; 23.10). O Senhor repudia balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer.

2. Melhor é ganhar pouco, mas de maneira honesta (Pv 13.11; 15.16; 16.8; 21.6). O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.

3. O autor condena veementemente a ganância (Pv 1.19; 11.6; 28.8), Tal é o caminho de todos os gananciosos; quem assim procede se destrói.

4. O pagamento de suborno, propina, presentinhos, esquemas com contra-partes nas negociações (Pv 15.27; 17.8 e 23) VER ANEXO

5. Orienta não ficarmos devendo demasiadamente (Pv 22.7b) e nem sermos fiadores de estranhos (Pv 6:1; 11:15; 17:18; 20:16; 27:13).

Para Refletir:
Qual é verdadeiramente meu negócio?
Qual o propósito de Deus para meu Negócio?
Tenha a perspectiva de Deus para seu negócio. Abandone a sua!

Segundo RICK WARREN Conhecer os propósitos de nossas vidas e de nossos negócios é desafiador e isso pode se dar de 2 formas:

1. Através da Especulação. – Tentativa e erro do Crente Quando você especula buscando com as próprias mãos definir o propósito da sua vida e seus negócios você vai se deparar com o seu pior.

• O Nosso Fracasso nos leva a reconhecer nossas limitações. “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Sl 119:71 RA). Quando jovens, acreditamos sermos imbatíveis e que nada nos poderá deter em busca de nossos objetivos e metas. Fazemos nossos projetos, colocamos em execução e sem hesitar afirmamos serem projetos de Deus. Quando surgem os fracassos a culpa é do sócio, gerente, funcionário, cônjuge. E quando não resta mais ninguém culpamos o próprio Deus. Acho que os sonhos despedaçados são ferramentas nas mãos de Deus para mostrar nossas limitações e a necessidade de dependermos DELE. Reconhecer nossas limitações e nos humilharmos na presença DELE é o Primeiro passo em direção ao autoconhecimento.

• O Nosso sucesso faz aflorar quem realmente somos. “Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe” (Pv 27:21 RA). Abraham Lincoln disse: Se quiser colocar à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.
O Testemunho de Rick Warren que ganhou milhões com o livro Uma vida com Propósitos e continuou vivendo na mesma casa e utilizando o mesmo carro velho. Ele poderia ter comprado uma ilha e vivido o resto da vida sem trabalhar. Mas apesar do sucesso ele não perdeu o foco do propósito de Deus para a sua vida e segue se dedicando em tempo integral a obra de Deus. Entendam: Ele sabia exatamente qual o propósito de Deus para sua vida! 2. Através da Revelação. – Revelação da vontade de Deus através da comunhão e das escrituras Conhecer a Deus deve ser o principal objetivo da nossa vida. Como consequência do caminhar com Deus nosso autoconhecimento vai se desenvolvendo. À medida que caminhamos em direção da Luz e tratamos Cristo como paradigma, vamos nos escandalizando com nós mesmos. Neste momento o Espírito Santo tem liberdade para transformar-nos dia-a-dia na imagem e semelhança de Cristo. E então? Seu negócio tem sido uma aventura compartilhada a luz da Biblia? Serão que não está sem graça? Vamos Orar?

Adendo: Doze Princípios para seu Negócio: Autor da Série: Cláudio Henrique Guisoli

PRIMEIRO PRINCÍPIO: TENHA A PERSPECTIVA DE CRISTO PARA O SEU NEGÓCIO: Alguns vivem os sonhos dos pais, outros buscam viver seus próprios sonhos. Mas quem busca realmente viver os sonhos do Senhor para sua vida? Jesus disse: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou”. (Jo 6:38 RA) Empreender é fazer acontecer e colocar coisas em execução. Mas fazer acontecer o que? Por em execução oque? – Os Sonhos de Deus para nossas vidas. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. (Sl 139:16 RA) Aceite que Deus tem sonhos tremendos para o seu negócio. O nosso tempo é curto demais e temos que decidir: Vamos viver os sonhos de nossos pais, os nossos sonhos ou os sonhos de Deus? Pedimos a Deus que encha vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá. (Cl 1:9b NTLH)

SEGUNDO PRINCÍPIO: CONHEÇA A SI MESMO E SEUS PROPÓSITOS: Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los” (Pv 20:5 RA) Conhecer os propósitos de nossas vidas é desafiador: Isso pode se dar de 2 formas: 3. Através da Especulação. – Tentativa e erro do Crente esgualepado! Quando você especula buscando com as próprias mãos definir o propósito da sua vida e seus negócios.

a. O Nosso Fracasso nos leva a reconhecer nossas limitações. Quando jovens, acreditamos sermos imbatíveis e que nada nos poderá deter em busca de nossos objetivos e metas. Fazemos nossos projetos, colocamos em execução e sem hesitar afirmamos serem projetos de Deus. Quando surgem os fracassos a culpa é do sócio, gerente, funcionário, cônjuge. E quando não resta mais ninguém culpamos o próprio Deus. Acho que os sonhos despedaçados são ferramentas nas mãos de Deus para mostrar nossas limitações e a necessidade de dependermos DELE. Reconhecer nossas limitações e nos humilharmos na presença DELE é o Primeiro passo em direção ao autoconhecimento. “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Sl 119:71 RA).

b. O Nosso sucesso faz aflorar quem realmente somos. Abraham Lincoln: Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder. O Testemunho de Rick Warren que ganhou milhões com o livro Uma vida com Propósitos e continuou vivendo na mesma casa e utilizando o mesmo carro usado. Ele poderia ter comprado uma ilha e passar o resto da vida cercado de criados sem necessitar trabalhar mais. Apesar do sucesso ele não perdeu o foco do propósito de Deus para a sua vida e segue se dedicando em tempo integral a obra de Deus. “Como o crisol prova a prata, e o forno, o ouro, assim, o homem é provado pelos louvores que recebe” (Pv 27:21 RA).

4. Através da Revelação. – Revelação da vontade de Deus através da comunhão e das escrituras Conhecer a Deus deve ser o principal objetivo da nossa vida. Como consequência do caminhar com Deus nosso autoconhecimento vai se desenvolvendo. À medida que caminhamos em direção da Luz e tratamos Cristo como paradigma, vamos nos escandalizando com nós mesmos. Neste momento o Espírito Santo tem liberdade para transformar-nos dia-a-dia na imagem e semelhança de Cristo. “Nós, os cristãos, entretanto, não temos nenhum véu sobre o nosso rosto; podemos ser espelhos que refletem claramente a glória do Senhor. À medida que o Espírito do Senhor trabalha dentro de nós, tornamo-nos mais e mais semelhantes a Ele” (2ª Co 3:18 BV).

TERCEIRO PRINCÍPIO: PRIORIZE O QUE REALMENTE TEM VALOR: “Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.” (1ª Co 9:26 NTLH)

QUARTO PRINCÍPIO: PLANEJE MUITO, MAS DEIXE DEUS DIRIGIR SEUS PASSOS: “Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!”(Lucas 14:28-30 NTLH) “Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?” (Lucas 14:31 RC)

QUINTO PRINCÍPIO: UM PASSO DE CADA VEZ: “Não desprezem esse começo humilde porque os olhos do Senhor se alegram vendo o trabalho começar, vendo o prumo na mão de Zorobabel.” (Zc 4:10a BV) “Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá”. (Gálatas 6:7 NTLH) “Quem planeja e trabalha com dedicação ficará rico; quem quer ficar rico da noite para o dia acaba perdendo o pouco que tem”. (Pv 21:5 BV)

SEXTO PRINCÍPIO: BUSQUE CONSELHOS, MAS ASSUMA SEUS ERROS: “Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” (Pv 11:14 RA) “Procure bons conselhos e você terá sucesso; não entre na batalha sem antes fazer planos.” (Pv 20:18 NTLH) “Porque com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.” (Pv 24:6 RC)

SETIMO PRINCÍPIO: NUNCA FAÇA ALIANÇAS SEM A DIREÇÃO DE DEUS: “Eles foram até o acampamento de Gilgal e disseram a JOSUÉ e a todos os homens de Israel: Nós estamos chegando de um país que fica bem longe daqui. Façam um acordo de paz com a gente” (Js 9: 6 NTLH). “Os homens de Israel aceitaram a comida deles, PORÉM NÃO PEDIRAM CONSELHO A DEUS, O SENHOR. JOSUÉ FEZ UM ACORDO DE PAZ COM OS GIBEONITAS, prometendo que não seriam mortos. E os líderes do povo de Israel juraram que cumpririam a sua palavra. Três dias depois de feito o acordo, descobriram que aquela gente morava perto” (Js 9: 14-16 NTLH).

OITAVO PRINCÍPIO: PRATIQUE A COMUNICAÇÃO: "Quem toma cuidado com suas palavras protege sua própria alma, porque quem vive falando tudo que pensa acaba arruinando sua própria vida" (Pv 13:3 BV).

NONO PRINCÍPIO: CUIDE DO MAIOR EMPREENDIMENTO DE DEUS: VOCÊ: "Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele" (1ª Co 6:19-20 NTLH). "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem" (Sl 127:2 RA).

DECIMO PRINCÍPIO: ESCOLHA O MELHOR PATRÃO: "Vocês não podem servir a dois patrões: Deus e o dinheiro. Porque vocês odiarão um e amarão outro, ou vice versa" (Mt 6:24 BV). "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" (Mt 6:24 RC). " Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas" (Dt 8:18 a RA). "E, tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis." (Cl 3: 23 e 24 RC). Dinheiro: Um ótimo servo, mas um péssimo senhor. Ganhar dinheiro deve ser consequência do que fazemos com paixão.

DECIMO PRIMEIRO PRINCÍPIO: VIVA PARA SERVIR AO PRÓXIMO: Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente” (Mt 20:28 NTLH) Quer ser líder? Seja servo!

DECIMO SEGUNDO PRINCÍPIO: CONHEÇA SUA VANTAGEM COMPETITIVA: 1) COMUNHÃO Sua comunhão com o Pai é o seu primeiro diferencial competitivo. Existem pessoas que possuem habilidades que são valorizadas pelo mundo, pelo mercado, ou seja, a excelência natural, que é muito necessária, sem dúvida. Porém, existem aqueles que possuem também o espírito de excelência, isto é, que gozam de uma comunhão íntima com Deus. Têm o dom de ouvir a voz de Deus.

O dom que José possuía para interpretar sonhos deu-lhe acesso a algo que, sem ele, nunca poderia ter. Nenhum diploma, especialização em negócios ou finanças pode se comparar com a vantagem de ouvir ou interpretar aquilo que Deus está falando. O nosso verdadeiro patrimônio é escutar a voz de Deus. Não quero desmerecer o seu MBA, o seu doutorado ou bacharelado. Mas não troque a comunhão com o Pai por nenhum dos seus títulos. “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm 8:14 RC).

Existem inúmeras demandas e atividades profissionais onde o cristão pode atuar, principalmente como filho de Deus, guiado pelo Espírito Santo, recebendo inspiração divina. Infelizmente, porém, boa parte dos cristãos está sonhando em desfrutar do Céu e não se acha compromissada em ser agente de mudança no seu ambiente profissional e em nossa sociedade. Ser guiado pelo Espírito de Deus é um privilégio reservado apenas àqueles que são íntimos do Pai, somente para seus filhos amados. O Senhor revela os seus segredos para aquele que o teme e o busca de todo o coração. “O Senhor é amigo chegado de quem O respeita e obedece. A essas pessoas Ele revela os segredos de seus planos” (Sl 25:14 BV).

 2) CARÁTER Desfrutar da presença de Deus e conhecer o seu caráter deve ser o maior objetivo de nossa vida. Quando você passa algum tempo lendo e estudando a Palavra de Deus, construindo o seu caráter, torna-se cada vez mais semelhante a Cristo. O fruto do Espírito em nossa vida é um indicativo de que temos o caráter de Cristo em nós. “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” (Gl 5:22 RA). Hoje um grande diferencial competitivo que, aliás, vai além da formação acadêmica, é sem dúvida a capacidade de ter boas relações interpessoais. Há pessoas muito bem qualificadas tecnicamente que têm dificuldade para ascender na carreira ou liderar seus subordinados, por não possuírem essa habilidade da relação interpessoal. Alguém pode me dizer se existe ferramenta mais eficaz do que o fruto do Espírito para capacitá-lo para o relacionamento interpessoal? Em seu ministério terreno, Jesus foi uma pessoa tão sociável que ele mesmo se convidava para ir à casa de seus ouvintes: “Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa”. Você não gostaria de ter em seu time, em seu grupo de trabalho, um profissional que produza o fruto do Espírito nas relações interpessoais? A manifestação do fruto do Espírito Santo em sua vida é o seu segundo diferencial competitivo.

3) CRIATIVIDADE Tal Pai, tal filho... A manifestação da criatividade de Deus em sua vida é o seu terceiro diferencial competitivo. A criatividade é de extrema importância para Deus. Ele é inicialmente apresentado a nós como “Criador”, em Gênesis 1. A sua essência é criativa. Satanás não pode fazer isso. Ele somente pode forjar falsificações daquilo que já foi criado. A criatividade e a inovação profissional são altamente valorizadas no mercado de trabalho. Os profissionais que possuam esses requisitos são disputados a peso de ouro pelas empresas. Existe dentro de mim uma veia criativa principal, vinda de Deus Pai, e também uma veia secundária, proveniente da minha formação profissional, a engenharia mecânica. Pouco tempo após me formar, entrei como sócio em uma lavanderia, juntamente com dois irmãos em Cristo. Tínhamos poucos recursos para aplicar na empresa, porém, o SENHOR nos concedeu uma “unção de criatividade” para fazermos prosperar o negócio. Compramos algumas máquinas usadas e as reformamos. Construímos outras máquinas de lavar e secar roupas, tudo feito com peças adquiridas no “ferro velho”. Aproveitávamos tudo. Reutilizávamos os gases que eram eliminados de uma caldeira a vapor na máquina de secagem de roupas. A lavanderia mais parecia a “Oficina do Professor Pardal”. Em poucos meses, saímos do vermelho e começamos a dar lucro. “Eu escolhi Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, e o enchi com o meu Espírito. Eu lhe dei inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico; para fazer desenhos e trabalhar em ouro, prata e bronze; para lapidar e montar pedras preciosas; para entalhar madeira; e para fazer todo tipo de artesanato” (Ex 31:2-5 NTLH).

O cérebro humano é constituído de dois hemisférios: esquerdo e direito. O hemisfério esquerdo é verbal e processa informações analítica e seqüencialmente, funcionando passo a passo. Esse lado do cérebro é altamente organizado e gosta de listas, de planejamentos, de regras e de manter controle sobre o tempo. É lógico, seqüencial, racional, analítico e objetivo. O lado esquerdo escuta o que foi dito e comunica-se verbalmente. Nosso cérebro direito é visual e processa as informações intuitiva e simultaneamente. Ele olha primeiramente para a figura inteira e depois examina os detalhes. O processador direito é criativo. A maioria das crianças, ao ingressar na escola, é predominantemente pensadora e processadora do cérebro direito. Entretanto, não demora muito para que o nosso sistema educacional mude essa realidade drasticamente. Infelizmente, as estatísticas comprovam que, depois de estar recebendo uma educação formal durante alguns anos, mais de 90% das crianças passam a ter dominância do cérebro esquerdo. Já na época do término do ensino médio, mais de 98% são dominantes do cérebro esquerdo. E, quanto mais longe vão na área da educação, mais dominante se torna o lado esquerdo do cérebro. Uma vez terminado o mestrado e o doutorado, raramente sobra um vislumbre do lado direito do cérebro. O problema é que, quando um lado do cérebro é estimulado e condicionado para ser o dominante, invariavelmente, passa a inibir o lado mais fraco, tornando-o submisso. Para muitas pessoas, o lado direito atua somente como aquela voz irritante à qual nunca prestam atenção.

Perguntado a respeito de sua descoberta fantástica, a “Teoria da Relatividade”, Einstein respondeu que não havia criado nada, nem era o autor de nada. Ele, simplesmente, conseguira desvendar um pouquinho das leis que já existiam na natureza e que vieram de uma mente divina e criadora. “Você conhece as leis que governam o universo? Sabe até onde essas leis influenciam a terra?” (Jó 38:33 BV). De fato, Einstein tinha razão. O homem é capaz de descobrir leis e princípios que já existem e que, agrupados sabiamente, passam a gerar algo físico que beneficia o próprio homem, a humanidade.

Deus quer ativar nosso cérebro direito. Para que isso aconteça, é necessário que nossa mente seja renovada por sua Palavra. Essa renovação só irá acontecer se investirmos tempo não somente de qualidade, mas também em quantidade, na presença do Senhor. “Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês” (Rm 12:2 BV). Não podemos servir o Deus dos impossíveis, do sobrenatural, que traz à existência as coisas que ainda não existem, operando somente na esfera do natural, pensando somente com o lado esquerdo do nosso cérebro.

O Espírito Santo está buscando voluntários para conquistar os montes da nossa sociedade. Ele quer ensiná-los: a fórmula para a cura da AIDS e dos variados tipos de câncer, o desenvolvimento de programas alimentares para a população desnutrida, novos métodos de alfabetização e educação, sistemas administrativos e gerenciais inovadores e muito mais. Alguém se candidata? “Tenho visto que todas as coisas têm o seu limite, mas o teu mandamento se aplica a tudo” (Sl 119:96 NTLH). “NÃO DESPREZE OS PRIVILÉGIOS CONQUISTADOS POR JESUS CRISTO, COM SEU SANGUE, NA CRUZ DO CALVÁRIO”.

Masculinidade & Feminilidade Biblica - Outline

Semana 1:  A Dignidade Humana – Criação.
Semana 2: Igualdade e complementaridade.
Semana 3: Homem e Mulher na perspectiva da criação (Carla Naoum)
Semana 4:  Feminilidade Bíblica (Sara Vieira)
Semana 5: Masculinidade Bíblica (Lauro Pasquini)
Semana 6:  Masc. e Femin Bíblica na família (Valdeci Santos)
Semana 7:  Mulher & Homem na igreja (Gustavo Jaime)
Semana 8:  Mulher & Homem no Mercado de trabalho (Luiz Caetano)
Semana 9:  Como criar filhos machos e filhas fêmeas?
Semana 10:  Fatores predisponentes da homossexualidade
Semana 11:  Painel & Discussão

Leituras aprofundadas:

1. Piper, John and Grudem, Wayne (Crossway, 1991) Recovering Biblical Manhood & Womanhood: A Response to Evangelicalism Feminism,
2. Andreas & Margaret Köstenberger (Crossway, 2014) God’s Design for Man and Womanhood,
3. Reissig, Courtney : The Accidental Feminist, (Crossway, 2015)
4. Stott, John, Os cristãos e desafios contemporâneos, Viçosa, Ultimato, 2014
5. Farrar, Steve, Point Man. Sisters, Orregon, Multinomah Publishers, 1990
6. Crabb, Lawrence – Hombres y Mujeres, Disfrutando la diferencia, Ed. Unilit, Miami, FL, 1993
7. Eldredge, John – Coração Selvagem. Rio de Janeiro, CPAD, 2004
8. Morley, Patrick – The man in the mirror, Grand Rapíds, MI., Zondervan, 2000


Questões e comentários são benvindos!
revsamuca@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário