segunda-feira, 5 de março de 2018

Mt 5.6 Fome e sede de Justiça


Texto adaptado parcialmente de uma palestra do Rev. Hernandes Dias Lopes. Várias mudanças, perguntas e inserções foram feitas para gerar dinâmica no grupo de estudos.

Perguntas:

A.      Que atitudes uma pessoa faminta ou sedenta pode ter?

B.      Você já passou grave fome ou sede na sua vida?

C.      Você poderia compartilhar sua história?

Tipos de Alimentos:
A fome espiritual é uma das características do povo de Deus. A ambição suprema do povo de Deus não é material, mas espiritual.

Thomas Watsos: (Sec. XVII): Jesus está falando da justiça imputada e da justiça implantada.

John Stott: A justiça bíblica tem três aspectos: legal, moral e social.
a.       A justiça legal trata da nossa justificação, um relacionamento certo com Deus.
b.      A justiça moral: Conduta que agrada a Deus, a justiça de coração, mente, motivações.
c.       A justiça social refere-se à busca pela libertação do homem de toda opressão, promoção dos direitos civis, de justiça nos tribunais.

1. Devemos ter apetite pela justiça imputada, ou seja, justiça diante de Deus - Aquele que reconhece que é pecador, esse tem fome e sede de justiça. Deseja ter sua iniquidade perdoada. Como um homem pode ser justo diante de Deus? Jesus foi feito por Deus nossa sabedoria, justificação, santificação e redenção (1 Co 1.30). Cristo é a nossa justiça. Essa justiça de Cristo é gratuita (Rm 5.1; 8.1).  

2. Devemos ter apetite pela justiça implantada, ou seja, uma vida nova com Deus - Não é suficiente saber que os nossos pecados estão perdoados, pois temos ainda uma fonte de pecado dentro do nosso coração Quem tem fome e sede de justiça deseja ardentemente ser transformado. (Mt 5.20). Deseja ardentemente ter mente pura, coração puro, vida pura.

3. Devemos ter apetite pela justiça promovida - Quem tem fome e sede de justiça não se conforma com a injustiça – Ele abomina o mal, ataca a corrupção, declara guerra contra o sistema opressor, luta pela justiça social, exige justiça nos tribunais, defende o direito do fraco, a causa dos oprimidos. Aqueles que têm fome e sede de justiça lutaram pelas grandes causas sociais:

a. O cristianismo defendeu o direito das mulheres e das crianças;
b.  John Wesley combateu a escravidão;
c. Wilberforce lutou pela abolição da Escravatura na Inglaterra;
d. Martin Luther King lutou contra o preconceito racial.

Graves problemas graves ligados ao apetite

a) Os mortos não têm apetite – Uma pessoa morta não tem fome. Não há restaurantes nos cemitérios. Assim, também, uma pessoa sem vida espiritual nunca vai ter fome das coisas de Deus. As coisas de Deus não atraem uma pessoa morta espiritualmente. Ela tem fome do pecado e não do pão do céu. Mas se você está cheio com a sua própria justiça. Se está satisfeito com a sua própria vida então não há sinal de vida espiritual em você.

b) A falta de apetite é uma doença – Muitas pessoas que nasceram de novo estão doentes espiritualmente e perderam o apetite pelas coisas do céu. Perderam o apetite pela leitura da bíblica e oração, entusiasmo de estar na Casa de Deus. Estão fracas na fé. Aqueles que se consideram cheios jamais serão saciados. Jeremias disse: “Achadas as tuas palavras, logo as comi” (Jr 15:16). Muitos preferem recreação ao alimento.

c) A inanição é evidência de alimentação escassa – Quando as pessoas não recebem alimento suficiente para atender suas necessidades elas ficam fracas e não se desenvolvem. Há muitos crentes sofrendo inanição espiritual porque estão ingerindo muito pouco alimento. Estão recebendo apenas uma refeição por semana. Em casa não lêem a Bíblia. Não frequentam os cultos semanais. Não frequentam as reuniões de oração. Por isso estão fracas na fé. Por isso ficam expostas a toda sorte de doenças oportunistas.

d) Muitas doenças são provocadas por alimentação inadequada – A saúde começa pela boca. Ninguém pode ter boa saúde se tem uma péssima alimentação. Não há nada mais nocivo à saúde do que ingerir um alimento estragado ou venenoso. Eliseu: morte na panela. Há morte nos púlpitos. Há morte nos livros! As pessoas estão desejando as bênçãos de Deus e não o Deus das bênçãos. Elas querem prosperidade e cura e não santidade. Elas querem sucesso e não piedade. Mamom e não maná. Famintos do pecado serão saciados por Satanás. Às vezes, o desespero da fome e da sede pode levar pessoas a comerem lixo.

e) A desnutrição produz raquitismo – Uma pessoa que não recebe alimento saudável e suficiente pode sofrer de raquitismo. Não há desenvolvimento. Um crente que não se alimenta de forma correta das coisas de Deus torna-se raquítico espiritualmente. Assim como uma pessoa deve evitar ingerir aquilo que tira o apetite, devemos também rejeitar tudo aquilo que tira o nosso apetite de Deus.

Conclusão

Se você não tiver fome e sede de Deus agora, você terá fome e sede tarde demais. O homem rico morreu e foi para o inferno e em tormento, clamou por uma gota de água e até isso lhe foi negado (Lc 16:24). Aquele que não tiver fome e sede de justiça agora, vai ter sede de misericórdia na eternidade, mas será tarde demais. Aquele que não tiver fome e sede de justiça agora, sofrerá fome e sede para sempre sem jamais ser saciado.
Mas se você tiver fome e sede de justiça agora, você será feliz agora e eternamente. Você será satisfeito agora e eternamente. “Bem-aventurado os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.”

Algumas atitudes:

Primeiro não ser indiferente diante das injustiças. Fome e sede geram revolta santa. Não ser conivente com a injustiça.

Segundo: Tomar atitude.  Seja através da oração ou de uma palavra profética de confronto.

Terceiro: Atente para o efeito desta bem aventurança: A vida cristã não é só uma jornada maravilhosa, ela também nos reserva recompensas extraordinárias.

Quarto: o Deus de Israel é um Deus de justiça. Ele viu a opressão do Egito (Ex 3.7-9); Ele vai julgar o mundo (SL 96.13; 98.9); Ele viu a malícia da cidade de Nínive (Jn 1.2); O salário iniquo e humilhante dos trabalhadores (Tg 5.4-6) e trará de volta o seu Cristo para julgar e pelejar com justiça (Ap 19.11).

Quinto: Como anda a sua fome e sede? Quão forte é o meu desejo de justiça; quanta força de vontade eu tenho para andar nos caminhos do Senhor? Como está o seu apetite espiritual?

Sexto: Felizes não são os que buscam a felicidade, bênçãos ou experiências, mas a justiça. Estas coisas são consequências. Nós entramos com a sede, com a fome, e o Senhor nos completa, nos sacia plenamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário