segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Mt 5.5 Por que os mansos são felizes?




Texto Rev. Hernandes Dias Lopez
Adaptação: Samuel Vieira
Att. As alterações foram meras adaptações, inclusões de texto, formatação, exclusão de tópicos, visando uma adequação para os modelos de estudos em grupo da Igreja Presbiteriana Central de Anápolis. Todos os méritos são do Rev. Hernandes. 



Perguntas introdutórias:

1. O que você entende por "manso"? 
2. Este termo gera reações "estranhos" em você? Você fica assustado com este termo? Quais são as sensações que o termo "manso" gera na sua mente?
3. Você se considera uma pessoa "mansa?" 

Introdução
1. Esta bem-aventurança é contracultural: Quanto mais agressivo e mais forte, melhor.
2. O pregador frustra as expectativas do povo – Os judeus subjugados pelos romanos desde 63 a.C., esperavam um Messias político, guerreiro, que implantasse seu Reino pela força. Havia quatro grupos em Israel:
A. Os fariseus – eram os religiosos conservadores; eles queriam um Messias milagroso;
B) Os saduceus – eram os liberais; eles queriam um Messias materialista;
C) Os essênios – eram os místicos que viviam nas cavernas de Qumran, perto do Mar Morto; eles queriam um Messias monástico;
D) Os zelotes – eram os ativistas que queriam se insurgir contra Roma; eles queriam um Messias militar.
E)- Os próprios apóstolos pensaram num Reino político (At 1:6).

O que não significa ser manso 
1. Ser manso não é um atributo natural- Boa índole, uma pessoa educada Spurgeon: “ser manso não é virtude, é graça”.
2. Ser manso não é ser passivo diante dos problemas. tímido, covarde, medroso, fraco, indolente. As pessoas mansas foram profundamente vigorosas e enérgicas. Elas tiveram coragem para se posicionar com firmeza contra o erro. Os mártires foram pessoas mansas. Jesus era manso e humilde de coração.
3. Ser manso não significa manter a paz a qualquer preço. não é ser conivente, neutro, sem opinião própria.
4. Ser manso não é apenas controle emocional externo- Há pessoas que conseguem manter a calma, o domínio próprio diante de situações adversas, mas não conseguem abrandar as chamas da alma. São como um vulcão mas mantém as aparências. Não falam mal, mas desejam mal.

O que significa ser manso? 
1.     Uma pessoa submissa à vontade de Deus - Uma pessoa mansa não se rebela contra Deus, nem murmura. Jó (1.20-21) Paulo (Fp 4.11,12)

2.     Está debaixo do controle de Deus – A palavra manso era empregada para descrever um animal domesticado. “útil”. Uma brisa suave refresca e alivia, um furacão mata. Ele obedece as rédeas.

3.     Tem a força sob controle. Domínio próprio. (Pv 16.32)

4.     Não reivindica seus direitos através da vingança, mas os entrega a Deus

5.     Não luta para defender sua própria honra. Entrega sua reputação a Deus. Aquele que já está no chão não tem medo da queda.

6.     Suporta injúrias, não é facilmente provocada. (Sl 38:12,13).

Há algumas coisas que se opõem à mansidão:

a) Precipitação –Basílio comparava a ira à embriaguez e Jerônimo dizia que há mais pessoas embriagadas de paixão iracunda do que de vinho. A ira descontrolada suspende o uso da razão. Muitas pessoas são frias na expressão da sua fé, mas vivem em estado de ebulição quando se trata da ira.

b) Maldade – Uma pessoa mansa não faz o mal, não fala mal nem deseja o mal.

c) Vingança – “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12.19). A vingança é uma usurpação de uma ação exclusiva de Deus.

d) Falar mal –O pecado que mais Deus odeia é da língua que semeia contenda entre os irmãos (Pv 6.16-19). Muitas pessoas não tiram a vida do próximo, mas destroem sua reputação com a língua.

5. Ausência de perdão - “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma cousa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas” (Mc 11:25). Não adianta orar sem perdoar.

Jesus é o nosso modelo de homem manso.
Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entrega-se àquele que julga retamente” (1 Pe 2:23).
Não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança” (1 Pe 3:9).

O resultado da mansidão 
1.     Uma profunda e gloriosa felicidade. Jesus diz que os mansos são felizes, bem-aventurados. A palavra Macarios era usada pelos gregos para descrever a felicidade dos deuses.

2.     A herança da terra no tempo - Os mansos herdam a terra. Eles comem o melhor dessa terra. O ímpio tem a posse temporal da terra, mas o manso usufrui as benesses da terra. Eles conquistam a terra não pelas armas, não pela força, mas por herança. O manso herda as bênçãos da terra. O ímpio pode ter abundância de dinheiro, mas o manso tem abundância de paz (Sl 37:11). O ímpio não tem o que parece ter. Ele tem propriedades, terras, mas não pode.

3.     A herança da nova terra e do novo céu na eternidade - O manso desfrutará da terra restaurada, redimida do seu cativeiro. Ele habitará no novo céu e na nova terra (Ap 21:2-3). Ele reinará com Cristo. O manso não apenas herda a terra, mas também o céu.

Conclusão
Mansidão é o estado de espírito de alguém que tem controle e domínio sobre seu temperamento e atitude; é calma paciente, controle da situação, domínio próprio" (Dicionário informal). Ulisses Soares fala de quatro passos para desenvolver a mansidão:
Primeiro, agir com respeito;
Segundo, controlar o temperamento;
Terceiro, humildade;
Quarto, aprender a controlar nossas reações.

Apesar de todas estas sugestões acima serem de aspecto prático, precisamos, contudo, lembrar que este é um dos frutos do Espírito Santo. É Deus quem faz isto em nós, Desta forma, vale a exortação da Palavra de Deus para não resistirmos ao Espirito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário