quinta-feira, 24 de maio de 2018

2 Cr 20 O que fazer quando não há o que fazer?




Este texto narra a situação caótica do povo de Deus ameaçado pela invasão de Senaqueribe, que não apenas humilha o rei de Israel mas ainda afronta o Deus de Israel. Josafá estava simplesmente sem saída. Ele não tinha o que fazer. Ele afirma isto: “Porque em nós não há força. Estamos diante de Ti, Senhor, e não sabemos o que fazer”.
O Presb. Josiah Wilding, (Dr Joe), da Igreja Presbiteriana Central de Anápolis, sempre ironizou com fé situações semelhantes. Uma frase conhecida sua no meio da comunidade quando as coisas ficavam difíceis demais era a seguinte: “Eu só quero saber como Deus vai sair desta”.
Neste texto, encontramos seis princípios adotados pelo rei Josafá e que podem ser aplicados a qualquer um de nós:

1.     Pare e busque o Senhor – (2 Cr 20.3-4).

Situações insolúveis devem nos levar a dependência de Deus. Foi isto que fez Davi quando estava com medo: “Busquei o Senhor e ele me acolheu, livrou-me de todos os meus temores”.

2.     Reconheça que Deus tem o controle de todas as coisas – (2 Cr 20.5-6).

Em nenhum momento Deus tinha perdido o controle. Ele é soberano. Em nenhuma situação, por mais trágica que seja, Deus jamais perde o controle.

3.     Lance mão das vitórias do passado – (2 Cr 20.7-12).

Josafá se recorda daquilo que Deus fez ao povo de Israel, livrando-o com mão poderosa do Egito. Quando Davi enfrentou Golias, ele se recordou da sua experiência com Deus no passado. Deus já o havia livrado de um leão e de um urso, por que não poderia livrá-lo do gigante?  Uma vitória de fé, nos empodera para experimentar outra vitória.

4.     Procure ouvir a voz de Deus – (2 Cr 20.14-17).

No meio de toda a aflição, ouviu do profeta a Palavra confortadora e encorajadora de Deus: “Não temas” (vs.14). Na hora da dificuldade precisamos parar e ouvir o Senhor. Nem sempre isto é fácil quando o  coração está agitado, mas certamente é uma grande benção.

5.     Submeta-se à sua vontade – (2 Cr 20.18).

Josafá se submete à vontade de Deus. O plano era audacioso, surreal e estranho. Ele precisava se firmar em Deus. “Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros: crede nos profetas, e prosperareis”. Josafá prostrou-se diante de Deus e resolveu crer.

6.     Glorifique a Deus – (2 Cr 20.21).

Josafá faz algo estranho. Ao invés de levar armas para guerrear, eles decidem marchar cantando. Para enfrentar um exercito que marcha contra nós, apenas com louvor exige de nós uma dose muito grande de confiança em Deus. E o que aconteceu? Deus guerreou pelo seu povo. Quando ele batalha por nós sua obra é completa. O louvor liberta. O louvor dá vitória ao povo de Deus. Muralhas são derribadas com louvor e o inimigo é derrotado.

Conclusão:
O que você faz quando não sabe o que fazer?
Amaldiçoa a vida?
Blasfema contra Deus?
Desespera-se?
Fica ansioso?
Deprime-se?

A história do Rei Josafá nos mostra que, quando Deus está conosco, podemos ser vitoriosos, ainda que a situação seja muito maior que nós, os inimigos sejam mais fortes que nossas possibilidades e os obstáculos maiores que nossos recursos, mesmo que não saibamos que resposta dar à agressão, à dor ou à tribulação que enfrentamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário