segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Mt 6.19-21 Onde está o teu coração?





“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.19-21).

1.     A Bíblia afirma: “pensais nas coisas lá dos céus”. Quanto do seu pensamento realmente se ocupa realmente das coisas dos céus?

2.     Tentando olhar para seu próprio coração: “onde está o seu tesouro”? O que você considera primazia em sua vida?

3.     As quatro questões básicas da idolatria: “O que eu temo, amo, desejo e confio mais do que em Deus?”

Este texto fala da coisa mais importante da nossa vida: o coração (Pv 4.23). Tudo isto tem a ver com o coração.

Não devemos colocar o coração em coisas materiais, mas devemos nos voltar a Deus.
Jesus relaciona dois tipos de tesouro: o tesouro terreno e o tesouro celestial. Eles tipificam dois estilos de vida. O tesouro celestial, prioriza a vontade de Deus e não a própria; O tesouro terreno é destruído pela traça, ferrugem, e pelos ladrões.

O princípio básico:

Jesus fala de várias razões pelas quais viver por coisas materiais é tolice:

Primeiro, coisas materiais não duram, apenas tesouros espirituais duram para sempre: “Tudo o que não é eterno, é eternamente inútil” (C.S. Lewis).

Segundo, a forma como as pessoas usam suas riquezas indica onde se encontra o seu coração. Se você usa seu tempo e dinheiro apenas em busca de bens materiais e negligencia Deus, seu coração está colocado na direção errada.
Ilustração: Abraão e Ló (Gn 13.5-18).

Não podemos colocar o coração em duas direções (Mt 6.24). A Bíblia não condena a riqueza, mas nos adverte sobre o amor ao dinheiro e o uso errado da riqueza (1 Tm 6.9-10, 17-18; Hb 13.5).

O ponto central desta seção pode ser resumido em Mt 6.33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário