segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Mt 6.9-15 Venha o teu reino




Introdução:

1. Você entendeu o conceito de “pontos de bloqueio” nas orações? Chamamos assim os aspectos da oração dominical pelos quais oramos sem refletir, sem concordar, ou até mesmo, sendo contrários a eles. Neste caso, ao invés de orarmos pelo que Jesus nos ensinou a orar, deveríamos orar pedindo a Deus a graça de pedir por aquilo que espontaneamente não queremos pedir. Nossa oração nestes “pontos de bloqueio” deveriam ser no sentido de que Deus “destrave” e incline nosso coração nesta direção.

2. Você tem mudado sua oração desde então? Você tem praticado e submetido sua resistência e oposição a Deus?

3. Hoje analisaremos mais três aspectos da oração, tentando identificar possíveis pontos de bloqueio e aprender orar séria e refletidamente sobre cada um deles.

“Venha o teu reino”

A. Você tem orado pela manifestação do reino de Deus na história? Isto faz parte de sua oração e anseio?

B. Você compreende as implicações desta oração? O reino de Deus envolve todas as áreas da vida, “seculares” e “religiosas”: negócios, dinheiro, política, família, saúde, ecologia, espiritualidade, sexualidade, finanças. Ainda assim quer continuar orando?

C. Você deseja realmente pedir que venha o reino de Deus? Que um novo rei, com novas regras, princípios e leis governe estas áreas da sua vida?

D. O reino de Deus vai muito além da sua vida pessoal e privativa. Envolve relações internacionais, segurança, governo e política. Você quer continuar orando por estas questões? Suas orações neste caso precisam ir além das costumeiras orações privativas, preocupada com seus problemas pessoais. Você quer transcender a você mesmo nas suas orações e tornar-se mais abrangente nos seus pedidos? Quer orar por outras situações que não sejam meramente a preocupação consigo mesmo?

E. Você ora, realmente, pelo governo de Deus na história, seu controle ou tem orado mais pelo controle que você deseja exercer sobre a vida e sua história? Você ora pelo governo de Deus ou pelo seu governo? Pelo reino de Deus ou pelo seu reinado pessoal?

Faça-se a tua vontade!”

A. Orar para que a vontade de Deus seja feita, pode implicar em que a minha vontade não prevaleça. Será que realmente anseio pela vontade de Deus a ponto de orar por ela?

B. Você nunca temeu ou “suspeitou” da vontade de Deus? E se a vontade de Deus te conduzir na direção contrária à sua vontade? Ainda assim quer orar para que sua vontade seja feita nos céus e na terra?

C. Certa pessoa declarou: “Eu não tenho medo da vontade de Deus, desde que ele faça o que eu quero”.

D. Você nunca questionou a vontade de Deus em sua vida? Nunca se irou com Deus? Nunca se sentiu injustiçado por ele? Ainda assim quer continuar orando pela sua vontade?

Dá-nos o pão nosso de cada dia”

A. Você se contenta com o pão de cada dia?

B. Você teme o futuro? Não fica apreensivo com relação ao seu plano de aposentadoria, se os recursos serão suficientes para você? Se nada vai faltar? O pão “de cada dia” é suficiente para você? Sinceramente?

C. Você entende que esta oração possui uma dimensão de solidariedade e fraternidade? Que sua oração deve ser mais abrangente? Certo filho de pastor cantou errônea e despreocupadamente a música "Barnabé", desta forma: “Ainda bem que a gente passa bem e o outro carestia", quando deveria ser: "Não fica bem a gente passar bem e o outro carestia" . Nossa oração não deve ser apenas pelo meu sustento, mas deve levar em consideração o sustento do irmão. Devo orar não apenas pelo “meu pão”, mas pelo “pão nosso”.

D. Numa sociedade com tanta fartura e recursos, será que entendo que ao invés de orar “dá-nos o pão”, minha oração não deveria ser “me ajude a repartir o pão”?

Conclusão

Primeiro, entendendo todos princípios inerentes nestas declarações acima, qual poderia ser o seu “bloqueio”? Em algumas destas reflexões, você se questionou ou quem sabe “travou” em alguns destes aspectos?

Segundo, ainda assim, quer continuar orando da forma como Jesus ensinou?

Terceiro, quer assumir um compromisso pessoal de, nesta semana, orar assim por estas áreas mais difíceis do seu coração? __________________________________________ preencha você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário