segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Mt 6.25-34 Não andeis ansiosos


Antes de ler o estudo:
Iniciei postagem de uma forma mais organizada em um site que comecei a formar. Ele ainda está sendo elaborado, mas ajudará na sua pesquisa, caso esteja acompanhando, a exposição de meus sermões. Agora estou expondo o livro de Atos.
dê uma olhada lá. Sua disposição será bem mais fácil de pesquisar que no Blog. 
samuelvieira.com


Questões introdutórias:

1.       O que você entende por ansiedade?

2.       Você se considera uma pessoa ansiosa?

3.       O que mais lhe causa ansiedade?

4.       Quer compartilhar com o grupo alguma experiência negativa ou positiva que você teve em relação à ansiedade? Como as coisas foram resolvidas?

5.       Você já se surpreendeu com pensamentos angustiantes sobre sua vida, do tipo: “O que vai acontecer com minha vida se a saúde faltar? Como será se um parente adoecer e eu tiver que parar minha vida para cuidar dele? Será que vou conseguir cuidar do meu filho até que ele cresça? E se sofrer um acidente e ficar inválido. Será que não vou sucumbir no meio do caminho? E se uma pessoa querida morrer?”

Neste texto Jesus fala sobre como lidar com a ansiedade. Ele via que seus discípulos sofriam com isto e quis lhes ensinar a colocar sua confiança em Deus.

Eis alguns princípios:

1. Quem dá o essencial, dá o secundário - "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?” (Mt 6.25). Nesta pergunta retórica, ele usa a lógica falando do maior para o menor: Se Deus deu a vida, certamente vai dar alimento para a sua manutenção. 

Vida é (essência), alimento é secundário. Se Deus deu o corpo, certamente vai dar as vestes. Corpo, essência; vestes, secundário. Deus deu-nos a vida e nos dará condições para suportá-la. Se Deus cuida do maior, não podemos confiar nele para cuidar do menor?

2. Quem cuida dos animais, também vai cuidar de nós – “Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? (Mt 6.26). Ele pede aos discípulos que fixem seus os olhos para enxergar bem. O fato é que "Ele faz das aves nossos professores e mestres, um frágil pardal se torna pregador e teólogo” (Lutero).

3. A ansiedade não coopera em nada – “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mt 6.27). Somos impotentes diante de boa parte dos problemas, são realidades que não podemos mudar, portanto, a ansiedade é incompatível com o bom senso. A ansiedade não ajuda em nada. A ansiedade nos faz sofrer duas vezes: Rouba-nos a saúde, afeta o julgamento crítico, esvazia o poder de decisão e nos leva, progressivamente, a ter mais dificuldade em lidar com as questões práticas da vida.

4. Ansiedade é própria de quem não tem Deus – “Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas” (Mt 6.32). Dr. Julian Huxley dizia: "A vida é acidental e contingencial", e como pagão ele está absolutamente certo. Os cristãos, porém, não concordam com isto. Nossa vida não é resultado do acaso, mas da providência de um Deus amoroso. Ansiedade é essencialmente falta de confiança em Deus. Ansiedade é resultante da falta de fé vigorosa em Deus. Preocupação nunca é causada por circunstâncias externas. A mesma circunstância que para um pode trazer morte, para outro, pode ser encarada com serenidade. Preocupação e serenidade não vem das circunstâncias, e sim do coração.

5. Toda preocupação é sobre o amanhã – “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mt 6.24).  
Literalmente é uma “pré-ocupação”, ou uma preocupação antecipada: Empregos, exames, casamentos, saúde, empreendimentos. Cada dia deve ser resolvido a seu próprio tempo. Portanto, "Não atravesse a ponte antes de chegar ao rio". Estatisticamente, 80% dos problemas que hoje o afligem, nunca se tornarão em reais problemas amanhã.

6. Quem vive ansioso, não tem como voltar sua atenção para as coisas de DeusBusquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6.33). Como pensar nas coisas de Deus se a mente é totalmente carregada de pré-ocupações e ansiedade.

O diabo quer que coloquemos nossos olhos em duas direções: Passado ou futuro. Quer que a gente coloque nossos olhos nos ressentimentos, na história de vida que poderíamos ter e não tivemos, nos erros acumulados na história, naquilo que as pessoas fizeram conosco, e assim nos tornamos pessoas incapazes de perdoar e amarga, pendurado no passado. Ou no futuro – leva-nos a colocar os olhos em problemas e situações imaginárias que nos atormentam e não deixa que vivamos o presente. Pessoas ansiosas se tornam inativas, tensas e imobilizadas.

Conclusão:
A. Pare de olhar para dentro de você, e olhe para fora – Veja as possibilidades da vida. Veja o Deus criador. Olhe a natureza, o luar, a criação harmônica do cosmos criado por Deus. Se continuarmos olhando para nosso mundo, ficamos pequenos e limitados. Somos convidados por Deus para avançarmos e apreciarmos o seu cuidado. Pare de fazer movimentos de viagem para dentro de si mesmo, e olhe para a realidade do Deus criador. A ansiedade é uma recusa a aprender a lição da natureza. Jesus recomenda aos homens que olhem os pássaros. 

B. Confie no caráter de Deus – Muito de nossa ansiedade decorre do fato de que não confiamos em Deus, e naquilo que ele é. Coloque sua confiança em Deus. Ao nos convidar para olhar os lírios do campo, Jesus está nos encorajando a apreciar as flores, olhar atentamente para os pássaros. Dê um tempo para apreciar o cuidado de Deus, a natureza. Aprenda a lição da natureza. O Deus, onipotente, poderoso, grande em poder e majestade está por detrás de tudo isto. Não seria esta uma razão para a gente descansar.

C. Transforme sua ansiedade em oração – Muitos de nós somos tendentes ao desespero e à preocupação. Coloque isto diante de Deus. “Não andeis ansiosos por cousa alguma, antes sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pelas orações, suplicas e ações de graças, e a paz de Deus que excede todo o vosso entendimento guardará vossas mentes e corações” (Fp 4.6-8). Este é um exercício e um dinamismo poderoso. Toda vez que a pré-ocupação bater à porta, encaminhe-a a Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário