segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Mt 7.13-14 As Duas estradas



Questões introdutórias:

1.     Você já entrou por um caminho pensando ser o melhor e no final descobrir que estava completamente equivocado? Quer compartilhar esta experiência com o grupo?

Certa vez meu pai errou um caminho, por causa da pobre sinalização, pegando a estrada em Cuiabá, rumando para São Paulo, quando deveria ir para Goiânia. Quando descobriu o erro, já havia dirigido 200 Kms. Seu erro na verdade lhe custou tempo precioso e 400 Kms.

2.     Vivemos numa época de relativismo moral e teológico: “Todos caminham levam a Deus”. Como tratar deste assunto à luz do texto lido?

3.     Você já parou para pensar em que caminho tem andado?

A vida é feita de decisões: Com quem casar? Onde morar? Profissão? Fico ou vou? Estudo ou trabalho? Jesus, porém, fala de uma decisão ainda mais importante: Onde vai passar a eternidade? Esta é a decisão sobre todas as decisões porque ela possui implicações eternas.

Ele fala de três aspectos: Dois Caminhos, Duas Portas, Dois Destinos.

1. Os Dois Caminhos

Um leva à morte. É espaçoso. Você não precisa se apertar nele. A ética é frouxa, os valores são superficiais e relativos, você não enfrentará críticas, tem folga para um lado e para o outro, tudo é tolerável e aceito. Cada um caminha conforme deseja. Vale tudo para conseguir o que almeja. Não sem razão, muitos andam por ele.
O outro é estreito. As regras são delimitadas, não há muita flexibilização, a pessoa precisa perseverar e os limites devem ser respeitado, mesmo porque não há muito espaço. Por isto poucos conseguem caminhar por ele.


2. As duas portas
Uma é chamada de “porta larga”, fácil de entrar por ela, claramente pode ser vista à distancia, todo mundo conhece o caminho e sabe dizer onde é. Não ha limite de bagagens, você pode andar por ela com todos seus pecados, sem ter que se explicar ou justificar. Todos são bem vindos. Refere-se ao modo de viver descuidado e pecaminoso do ímpio.
"Se você observar uma pequena porta e um caminho em frente, onde não há muitas pessoas transitando, esta é exatamente a porta que te conduz à verdadeira instrução" (Cebes, discípulo de Sócrates).

A segunda é “porta estreita”. Não é fácil encontrá-la, e por isto as pessoas não a encontram ou hesitam em passar por ela, e poucos sabem indicar a direção. Não dá para levar todo tipo de bagagem porque ela não permite a entrada com grandes tranqueiras. Para se passar por ela é necessário abnegação. Andar por esta porta exige ruptura com as inclinações naturais da carne. Nenhuma Bagagem. Não é possível passar por uma catraca com bagagem.


3. Dois Destinos
O primeiro leva à “perdição”. Muito atraente passar pela porta larga e pelo caminho espaçoso, mas o resultado é um destino de morte, lugar onde desaparece o regozijo e a alegria. parecia tão bom, mas resultado é tão amargo. Destino sem volta.
O segundo conduz à “vida eterna”, caminho da vida e do gozo eterno. Não há nada neste mundo que se compare as glórias da vida eterna. Nada se compara à beleza e a paz  daquele lugar.

Conclusão:
1.     Esta porta é Jesus - “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10.9).
2.     Este caminho é Jesus – “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6). 
3.     Entre os dois caminhos não existe terceira opção.
4.     Se você morresse agora, para onde iria?
5.     Precisamos tomar decisões:

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal” (Dt 30.15).
Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu” (1 Rs 18.21).

São poucos os que acertam com ela". A graça barata, a crença fácil, o cristianismo dietético, uma abordagem superficial. Uma das mentiras mais perversas é a noção de que é fácil se tornar cristão.

“Jesus não é um dentre muitos outros caminhos. Ele é o único caminho. O cristianismo não lida com uma fé inclusivista. Jesus foi absolutamente exclusivista. Não existem atalhos para Deus. Não existem outras rotas que conduzem o homem ao céu. A expressão popular que proclama que toda religião é boa e todos os caminhos levam a Deus é uma mentira deslavada. A Bíblia diz que há caminhos que parecem direito ao homem, mas no final são caminhos de morte. Jesus é o único caminho que leva o homem a Deus. Jesus é a única porta do céu. Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. Jesus é o único Salvador do mundo. Procurar ir a Deus por meio de outros mediadores é tomar um caminho largo que conduz à ruína. Abraçar uma religião que nega a exclusividade de Cristo como o único caminho para Deus é entrar por uma estrada cujo destino final é a perdição eterna”. (Hernandes D. Lopes).

14 comentários:

  1. Obrigado pela a Judá DEUS mostrou dois caminhos para mim vim buscar na biblia

    ResponderExcluir
  2. Jesus é o Único caminho, toda honra, toda glória é dEle e por Ele. Muito obrigada pelo estudo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste estudo Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse estudo falou muito meu coração Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o estudo! Deus o abençoe! 🙌🏻

    ResponderExcluir
  6. Deus te abençoe e te inspire a mais estudos edificante como este!

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus é muito forte não há outro caminho, Jesus é o caminho

    ResponderExcluir
  8. Linda mensagem de Deus gosto muito de entender

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito de entender a biblia cada detalhes dela

    ResponderExcluir
  10. Linda mensagem! Deus nos abençoe no caminho estreito.

    ResponderExcluir