sexta-feira, 5 de março de 2021

Cinco pistas iniciais para quem está plantando uma igreja


 Cinco pistas iniciais para quem está plantando uma igreja

 

Uma pergunta recorrente entre os plantadores de igreja é a seguinte: Quais seriam os primeiros passos para iniciar uma igreja nesta cidade/bairro, onde devo exercer meu ministério?

 

Recentemente recebi uma ligação de um plantador de igrejas me fazendo exatamente esta pergunta. Ele me disse: “Pastor, se o Senhor fosse designado para um determinado campo, quais seriam as cinco ações que tomaria imediatamente?”

 

Refletindo sobre esta questão, decidi responder à pergunta com este texto:

 

Antes de mais nada, eu criaria uma forte base de oração para o desenvolvimento deste ministério.

 

Nós precisamos saber, de fato, que plantação de igrejas é uma agressão ao inferno. Estamos lidando com coisas espirituais, não se trata de uma franquia comercial, ainda que alguns a considerem assim, mas de um projeto que tem a ver com eternidade. Portanto, espere opção. Alguém chegou a afirmar que se um plantador de igrejas ao acordar de manhã não se encontrar com o diabo, ele está seguindo em direção errada. Talvez seja bem exagerada a afirmação, mas não podemos ignorar que Satanás se opõe contra a obra missionária, com a evangelização, porque ele sabe que a pregação do evangelho é antagônica e inimiga.

 

Gostaria de sugerir três passos:

 

1.    Crie uma lista de pessoas orando por você. Quais são as pessoas com as quais você realmente pode contar? Descubra na sua comunidade, ou mesmo fora dela, pessoas que tem o ministério de intercessão, e peça para que elas orem por você.

 

É bom lembrar que, com o passar do tempo, o seu ministério possa ser esquecido, então é fundamental que você mantenha contato regular com estas pessoas, e se possível, até mesmo algo personalizado, como mandar um cartão (meio fora de uso hoje), ou um telefonema, ou alguém método apropriado que leve a pessoa a lembrar de você.

 

Não deixe que sua lista de intercessores diminua. Procure sempre descobrir outras pessoas que possam engrossar a sua lista.

 

2.    Crie uma dinâmica pessoal de oração intencional. Creio que nossas orações são muito vagas e impessoais, eventualmente não possui um foco muito claro. Intencionalidade tem a ver com agenda de oração, com alvos específicos, com pessoas a quem você deseja comunicar o evangelho. Ore para Deus abrir a porta para seu ministério avançar.

 

Oração intencional tem a ver com seu objetivo especifico. Quais lutas você tem travado? Quais portas precisam ser abertas? Onde você deve gastar seu tempo e energia?

 

3.    Reserve tempos específicos para concentrar na vida de oração. Pode ser um tempo de jejum semanal, de retiros espirituais, quando você pode focar ainda mais na compreensão do auxilio de Deus. Lembre-se: você está numa frente de batalha, então é preciso fortalecer a fé. “O Espírito é pronto, mas a carne é fraca!”

 

Em segundo lugar, considere o projeto a longo prazo. Não comece uma plantação de igrejas pensando em outro projeto. Eventualmente plantadores de igrejas não compreendem o desafio de forma clara. É possível que alguns se dirijam ao campo para ficar um ou dois anos, por esta razão a transição pastoral entre os plantadores é muito grande, o que atrasa profundamente o avanço da obra. Cada mudança significa um recomeço e um novo ponto de partida. Congregações iniciando sua trajetória sofrem tremendamente quando seus líderes são substituídos.

 

Outro perigo é que, ao enfrentar os grandes desafios do campo, o obreiro não suporte a pressão e desista do projeto. Outra possibilidade ainda mais comum e danosa, é que ele use o campo apenas como trampolim para um campo maior. Ele não tem um projeto para o campo, mas tem um projeto pessoal. Desta forma, se outro convite mais interessante surgir, ou com melhor remuneração, facilmente ele deixe sua função. Se ele fizer um bom trabalho e a igreja crescer exponencialmente, certamente outros convites surgirão.

 

Robert Linthicum afirma que quando formos para algum campo, a primeira coisa a fazer é comprar um túmulo naquele lugar. Sua afirmação demonstra quão importante é estabelecer raízes para que haja efetividade na obra. O trabalho é lento, exige resiliência e perseverança.

 

Em terceiro lugar, torne-se conhecido na cidade e torne também conhecido a igreja.

 

Participei de um projeto transcultural de plantação de igrejas em Cambridge-MA, e um dos pastores do time, um colega americano concentrava suas atividades entre os americanos, enquanto meu foco era maior entre os brasileiros. Ele decidiu comprar uma casa próximo à igreja, apesar do preço ser muito maior do que na região em que morava, e seu argumento era que ele gostaria de vir andando de sua casa até à igreja, entregando folhetos e falando da igreja às pessoas.

 

Se você tiver recursos financeiros para propaganda, eu acho que você poderia considerar até mesmo um outdoor. Mas o fato é o seguinte: as pessoas precisam saber de sua existência. Muitos ministérios são tão afastados  e distanciados, que mesmo depois de anos no lugar, as pessoas não saberão de nossa existência.

Dependendo da situação e das condições do lugar, até mesmo ser professor em escolas pode ser uma boa forma de inserção e contato com a comunidade. Muitas vezes a esposa do obreiro torna-se uma pessoa com maior penetração na cidade que o próprio obreiro, se ela exerce uma função pública. Os amigos de nossos filhos também podem se transformar em uma boa fonte de network.

 

Quais são as atividades de entretenimento e hobbies desta região na qual você estará ministrando nos próximos anos? Há alguma possibilidade de você participar de suas atividades? Se você morasse na minha cidade, ser um bom churrasqueiro, comer piqui, andar de bicicleta, ser pescador ou motoqueiro ajudaria bastante o seu network. Quais são os interesses comuns? Tudo isto se transforma em ponto de contato.

 

Em quarto lugar, eu faria uma exegese da cidade. Esta expressão é usada por Ray Bakke. Ele insiste que para conhecermos o lugar onde estamos, que analisemos a cidade. ele propõe algumas questões:

 

A.   Quando e como surgiu?

B.    O que foi aparecendo inicialmente: casas, igrejas, fabricas, lojas?

C.    Quais foram os grandes nomes que residiram e atualmente residem ali?

D.   Que problemas comunidade enfrentou?

E.    Que cultura ou culturas foram sendo formadas? Folclore, festas típicas, etc.

 

Estas são perguntas essenciais: Que cidade é esta? Qual é a cultura deste lugar? A cidade onde atualmente pastoreio é Anápolis. O próprio nome sugere algo da religiosidade popular. Trata-se da “cidade de Ana”, que na tradução católica foi a mãe de Jesus.

 

Ao entender melhor os costumes e tradições, eu que sou um “estrangeiro”, posso ser mais atento e simpático às necessidades do campo. Ló foi morar em Sodoma, mas os perversos habitantes daquela cidade o viam com estrangeiro. Mesmo depois de ter morado tanto tempo no lugar. Cidades possuem formas de aceitação, linguagem própria de simpatia e amizade. Estar atento à realidade do campo é algo primordial.

 

Em quinto lugar, eu transformaria minha casa em um ambiente de acolhimento.

 

Ao me envolver com plantação de igrejas aprendi quão importante é a casa do pastor para acolher e discipular. Um café com leite e um pedaço de pão de queijo transformam o relacionamento com as ovelhas. Certamente esta é uma área complicada por dois fatores.

 

A.   Nem sempre o casal plantador de igrejas tem facilidade com hospitalidade. Isto tem a ver com a educação e cultura familiar que herdamos. E pode ser muito complicado para determinados obreiros.

B.    O risco de não sabermos estabelecer os limites ou das pessoas não entenderem seus limites. As pessoas podem ser invasivas, exageradas, e isto pode comprometer até mesmo a família do pastor que fica sem espaço para desenvolver sua própria individualidade.

 

Por esta razão, é importante ter sabedoria e equilíbrio. Afinal, “prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém”. Mas certamente, uma casa amável e acolhedora, torna-se lugar de refúgio e benção para muitas vidas.

 

Conclusão

 

Certamente outros plantadores de igreja enfatizariam alguns outros pontos e eventualmente suprimiriam alguns dos que considerei prioritários neste artigo, entretanto, decidi colocar no papel aqueles que julgo extremamente importantes para os plantadores de igreja. Estas são Cinco pistas iniciais para quem está plantando uma igreja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário