terça-feira, 21 de agosto de 2018

História da espiritualidade - Da Bíblia à Reforma




I.                    Antigo Testamento

a.       Um Deus que se revela – O Deus dos pais e da libertação. Frei Carlos Mesters: “A história de Deus na história dos homens”. Revelação: Auto-manifestação de Iahweh na história. Deus é Senhor da história. O que de deus se pode conhecer é o que ele decidiu revelar (Dt 29.29).
                                                               i.      Não é teosofia, nem teodiceia.
                                                             ii.      Revelação progressiva – Intencionalmente Deus vai se revelando, primeiro a Abraão, até chegar à plena revelação que faz de si mesmo em seu Filho Jesus (Hb 1.1-4).
                                                            iii.      A libertação do Egito se torna a confissão central de Israel.

b.      A Aliança do Sinai – Identidade do povo e consciência da eleição. No Sinai são firmadas as raízes da fé (Ex 20.1): Dez Mandamentos.
                                                               i.      Deus dos pais: Abraão, Isaque e Jacó.
                                                             ii.      O que sustenta o judaísmo:
1.        Identidade de um povo
2.       Um livro sagrado.

c.       O Deserto e a terra- Peregrinação da fé e concretização da promessa.
                                                               i.      Deserto: Lugar de provação e manifestação de deus
                                                             ii.      Canaã: Deus está no meio. Sentido escatológico.

d.      Monarquia e desafio profético
                                                               i.      O estabelecimento da monarquia é conflitivo. Luta de poder: Profetismo x Monarquia, Samuel x Saul
                                                             ii.      O profeta intervém em momentos críticos da história.
                                                            iii.      O profeta conclama ao arrependimento. Voltar às bases.
1.       Oposição x submissão
2.       Mensagem de juízo e esperança
3.       Iahweh domina o cosmo e a história
e.      Síntese da espiritualidade: pecado (não apenas individual, mas social) e a Lei.

II.                  O Novo Testamento
a.       Jesus e o Espirito. O termo pneuma aparece 250 vezes, numa forte relação com Jesus: Nascimento, batismo, mensagem (o Espirito do Senhor está sobre mim), na continuidade (outro consolador): Jo 14.16

b.      A Espiritualidade dos sinóticos: A presença do reino. Marcos 13 vezes, Mateus e Lucas – 9 vezes. O termo igreja aparece apenas em dois textos: Mt 16.18 e 18.18.

                                                               i.      O reino é escatológico, mas se faz presente na pessoa de Jesus (parousia). O Já e o ainda não (1 Co 13.12).

                                                             ii.      Entrar no reino: conversão – Decisão existência e radical: “Vai, vende tudo o que tem” (Mt 13.35).

                                                            iii.      Permanecer no reino: amor. Imitar a Jesus. Discipulado.

c.       Espiritualidade Paulina: Mística de Cristo

                                                               i.      Fui crucificado com cristo” (Gl 2.19-20). Cristo em nós e nós em cristo. (Rm 8.9-11)

                                                             ii.      Tensão: Antigo e Novo: carne e Espirito. Lutero: “ao mesmo tempo justo e pecador”.

d.      A Espiritualidade Joanina: Mística da amizade amoroso a Jesus, no Espirito. Luta contra o gnosticismo: negava a pessoa de cristo e reduzia a salvação ao conhecimento.

e.      Síntese da Espiritualidade: Imitação e discipulado.

III.                Espiritualidade na Patrística –

a.       Didaquê : “Doutrina do Senhor às nações por meio dos doze apóstolos”. Modelo Pastoral – Catequético. Local: Síria ou Palestina. Ano 120. Documento sobre a via cotidiana da igreja primitiva. Estabelece o direito canônico.

                                                               i.      Questões ético morais – (I-IV). Caminho de vida x caminho de morte
                                                              ii.      Caráter litúrgico – (V-X). Batismo, jejum e oração, celebração da eucaristia. A Didaquê propõe o batismo, oração e eucaristia, como centro da vida cristã.
                                                            iii.      Prescrições Disciplinares (XI-XV). A comunidade vive o clima de fraternidade e partilha.
                                                             iv.      Apelo à Vigilância – (XVI)

b.      Modelo Apologético-Catequético- Testemunhal e teológico-institucional. A igreja sai de Israel, ambiente doméstico e se depara com a arena pagã. Escritos apologéticos são dirigidos aos pagãos. A Fé Cristã confrontada com a filosofia greco-romana.
                                                               i.      Três linhas de pensamento:
1.         Responder à acusação de que a igreja seria um perigo para o Estado.
2.        Expor o absurdo e a imoralidade do paganismo e dos mitos de suas divindades
3.        Apresentar o cristianismo como uma verdadeira filosofia, ensinada pelo logos divino: os apologetas se tornaram os primeiros teólogos da igreja: Taciano (O Sírio); Hermias (o filósofo); Apolinário (Hierápolis).

c.       Diálogo com a Filosofia: Justino, o Mártir.
                                                               i.      Nasceu no ano100, em Siquém (Samaria), buscando a verdade, se converteu num encontro com um ancião à beira mar, que lhe convenceu que apenas os profetas eram testemunhas fidedignos da verdade. Justino foi martirizado no ano 165.
                                                             ii.      Tese central: O encontro do homem com deus realiza-se plenamente na doutrina cristã, não como resultado do esforço humano, mas pela ação do Espirito.
                                                            iii.      Justino deu status de cidadania aos cristãos.

d.      Patrística: Quatro pontos a destacar.

                                                               i.      Forte ênfase doutrinária
                                                             ii.      Defesa apologética
                                                            iii.      Relação igreja x Estado
                                                           iv.      Martírio – de 10 a 180 mil mártires, segundo Henrique Matos.

IV.                Alta Idade Média (313-1073)

a.       Igreja com face imperial
                                                               i.      313 – Edito de Milão. Constantino dá direito de cidadania aos cristãos.
                                                             ii.      380- Teodósio torna o cristianismo a religião oficial do Estado.
                                                            iii.      391 – Proíbe-se o culto pagão no império.
                                                           iv.      814 – Carlos Magno decreta pena de morte ao que não se batiza ou deixa de batizar seus filhos.

b.      Concílios doutrinários
                                                               i.      325 - Niceia – Jesus, natureza consubstancial ao Pai
                                                             ii.      381 – Constantinopla – Jesus é igual ao Espírito Santo e ao Pai
                                                            iii.      431 – Éfeso – Jesus é plenamente homem e Deus. Maria é mãe de Jesus e mãe de Deus.

c.       Sec VI: Monaquismo
                                                               i.      510 - Beneditinos : Ascetismo rígido
                                                             ii.      Decadência moral do clero
                                                            iii.      Reforma gregoriana: renovar a igreja renovando o clero.

d.      Séc IX e X: Reação
                                                               i.      Espiritualidade devocional
                                                             ii.      Retorno à devoção e minimização da teologia.
                                                            iii.      Explosão de espiritualidade
1.       Valorização dos ritos – incluindo o exorcismo
2.       Peregrinação aos lugares sagrados
3.       Hagiografia: imagem de santos/testemunho dos santos. Vitrais e imagens. Padroeiros “protetores das cidades”.
4.       Verticalismo individualista- Fé individual x submissão à hierarquia.
5.       Penitência: O pecador recebe a penitencia, cumpre e retorna ao padre para receber a absolvição. Surgimento dos “livros penitenciais”, que traziam as tarefas e tarifas específicas para cada pecado cometido.

V.                  A Baixa Idade Média (1073-1545)
a.       Fortes crises institucionais
                                                               i.      Exílio de Avinhão – (1309-1377): Cativeiro babilônicos dos papas.

                                                             ii.      O cisma do Ocidente (1378-1417). Por oito anos a igreja teve três papas simultaneamente.

                                                            iii.      1213 – Criação da Inquisição- responsabilidade dos dominicanos

                                                           iv.      Movimentos de Reforma
1.       Cistercienses :  S. Bernardo de Claraval (1153)
2.       Joaquim de Fiore (1130-1202): A Era do espírito.
3.       Cruzadas: Concílio de Clermont (1095)
4.       Reforma Protestante.
Observação:
Boa parte deste material foi extraído do livro: História da Espiritualidade de Ronaldo Cavalcante, Ed. Paulinas, 2016

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