segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Mt 6.9 Pai Nosso




No estudo anterior consideramos aspectos centrais desta oração, agora queremos entrar em alguns pormenores da mesma, lembrando sempre daquilo que chamamos de “pontos de bloqueios”, áreas em que, ao invés de orarmos sem refletir, deveríamos sinceramente pedir a deus para nos ajudar a vencer.
Hoje vamos considerar três aspectos da oração:

O significado da Palavra Pai

O Significado da Palavra “Pai Nosso”

O significado de “Santificado seja o teu nome”

1. O significado da Palavra Pai

                A. Consciência de identidade – Um dos grandes desafios do cristão é manter integra sua identidade. Na hora da dor, esquecemos que somos filhos amados. Se não desenvolvermos um senso de filiação, facilmente nos tornamos órfãos e agimos como órfãos, que tem como principio de vida, duas tendências:

                               i. Se tornar vítima – De Deus, da vida, das pessoas, da família, da igreja. Dificuldade de dizer “Aba, Pai”.

                               ii. Facilidade em se tornar tirano – “As pessoas tem que pagar pelo meu sofrimento”, os outros estão sempre com saldo devedor. “Deus está me devendo”.

B. Consciência de StatusTudo que é de Cristo é meu! (Rm 8.17). Sou herdeiro com Cristo. Não mais escravo, mas herdeiro (Gl 4.7). Sua justiça é minha!

C. Consciência de Orientação e disciplinaSe vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”  (Gl 5.25). Leia também Hb 12.4-10.

2. O significado da frase “Pai Nosso”.

            A. Consciência de PertencimentoIdentificação com um povo. Deus me inseriu num corpo (1 Co 12.13) e me pede para considerar meu irmão importante.

B. Consciência de FamíliaNão posso desenvolver minha espiritualidade sozinho, sou responsável e preciso prestar contas a um corpo. Possuo DNA. Não posso negar minha herança genética.

C. Consciência de Cuidado e proteção mútuo – Gl 6.10

3. O Significado de “Santificado seja o teu nome”.

                A. Posso acrescentar santidade à santidade de Deus? Se não, o que esta oração expressa? A questão não é dar santidade à Deus, mas revelar ao mundo o caráter deste deus que é santo.
                                Mt 4.16

                                Ef 2.10

B. Deus é santificado no seu povo

Lv 22.1 - “Não profanem o meu nome”

Lv 22.32 - “Serei santificado no meio dos filhos de Israel”

Lv 10.3 - Serei santificado naqueles que se chegam a mim”

Is. 43.21) “Ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário