quinta-feira, 10 de abril de 2014

Gospel Transformation - Unidade 1/ Lição 5

Unidade 1/ Lição 5

Quando você peca, ainda assim Deus continua amando você?

PECADORES NAS MÃOS DE UM DEUS AMOROSO


Alvo desta lição:
Ø      Compreender que a ira de Deus foi completamente satisfeita em Cristo.

Ao se concentrar nesta lição, tenha em mente que uma das barreiras que impede o nosso descansar pela fé em nossa justificação, numa base diária, tem a ver com a maneira e a operosidade das repetidas formas dos nossos muitos pecados. À luz dos nossos fracassos, e na tentativa de sermos melhores, o Evangelho chega, portanto, a parecer bom demais para ser verdade. É muito fácil chegar à conclusão de que eu “tenho que melhorar a minha vida” para apaziguar um Deus irado, e aparentemente sempre insatisfeito com a minha performance. Esta lição busca solidificar o alicerce da vida cristã – a cruz de Cristo, e não a nossa performance.

Lição


Leia Lucas 15:11-22

Q1        Faça uma lista de palavras capazes de descrever a maneira expressiva como o pai deu as boas-vindas a seu filho, e lhe declarou seu imenso amor.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Q2        Se o filho pródigo decidisse deixar a sua casa e repetisse o que fez anteriormente, e a seguir voltasse, fosse perdoado e depois de novo a abandonasse, em que ponto o pai deveria deixar de recebê-lo calorosamente, como fizera? Será que chega um momento em que o pai tem de cessar de recebê-lo com entusiasmo, a fim de desencorajá-lo de insistir no pecado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
...............................................................................................................................................................................
Bom demais para ser verdade?

Apesar de ser sua maior dificuldade na vida cristã crer que o Pai o ama, você comete seu maior pecado ao deixar de acreditar que Ele realmente ama você.
(John Owen, Collected Works, v 2, p 32)

Q3        Que palavras você poderia usar para descrever o filho - 1) quando deixou a sua casa, e 2) quando a ela retornou?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Q4        Como a saudação/recepção do pai ao filho nos demonstra as duas partes principais da justificação pela fé?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Q5        Por que razão cessamos com freqüência de ir a Deus, depois de pecarmos repetidamente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Q6        Uma definição simples de arrependimento seria a de abandonar o pecado e retornar ao Pai celestial. Se arrependimento significa deixar o pecado, como podemos ir continuamente até a cruz, se persistimos em cair nos mesmos pecados?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Q7        O que aconteceria se o irmão mais jovem caísse no mesmo estilo de vida anterior?  Você crê que o pai o receberia novamente?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Q8        Como o poder do pecado é quebrado na vida de um cristão?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.................................................................................................................................................................
Sentimento vago x Verdade:

Sentimento vago
Tenho alguns maus hábitos. Todas as pessoas os têm. Sou diariamente complacente com meus pecados. A mim me parece desonesto continuar me arrependendo por alguma coisa que não paro de fazer.  Com muita freqüência, a verdade é que não me arrependo de fato desses pecados.

A Verdade
O poder dos maus hábitos é quebrado aos pés da cruz de Cristo. Temos de continuamente voltar e nos arrepender do pecado, se continuamos a cometê-lo. O sangue de Cristo é uma fonte inesgotável de graça.

Leia Romanos 3:25 e 1 João 2:2; 4:10


Q9        Como é removida a ira de Deus?
_________________________________________________________________________________            _________________________________________________________________________________

Q10      De sobre quem a ira é removida?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Q11      Com base naquilo que Cristo fez quando pregado numa cruz, como pode você saber que Ele é o sacrifício remidor dos seus pecados?  (Mateus 27:46)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Q12      Você ainda está debaixo da ira de Deus?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

..............................................................................................................................................................................
Sentimento vago x Verdade:

Sentimento vago
Deus me parece algo distante. Continuo fazendo repetidas vezes as mesmas coisas. Eu sei que deveria estar fazendo mais... Contudo eu sou tão ocupado!... Mas eu me sinto realmente culpado.

A verdade

Raramente confessamos que acreditamos de fato que Deus está irado conosco. Essa maneira de crer freqüentemente expressa a própria pessoa em termos de uma culpa “flutuante”. Ou seja, é o sentimento vago de que deveríamos “estar fazendo mais”.  A verdade, porém, é que  nossos pecados são perdoados – passado, presente e futuro – em função da nossa união com Cristo.

...............................................................................................................................................................................

Deus fica irado comigo quando peco?


Existe uma enorme diferença entre dizer “Deus se agrada de mim quando eu peco. Sim! Eu posso fazer o que bem entendo...” e “Deus se agrada de mim, mesmo quando eu peco; portanto, com base nesta boa nova, quero viver uma vida que agrade a Ele.”

Muitos cristãos respondem à pergunta acima com um desqualificado “sim”.

A resposta típica é: “Quando desobedeço, já não vivo debaixo da bênção de Deus”. Alguém disse certa vez:  “Quando viajo a 56 milhas por hora (uma milha além do limite de velocidade) eu escapo para fora da vontade de Deus”. 

Mas se isso é correto, especialmente quando fazemos a nós mesmos as perguntas que seguem (perguntas relacionadas à extensão da nossa desobediência em nossa vida),

... se Deus fica irado com você quando você peca...

  1. Quão freqüentemente você desobedece a Deus? Muitas vezes? Então Deus deve estar - com muita freqüência - irado com você. Reveja a lição 2 e a “Tarefa da Língua”. Quais são os muitos pecados dos quais você nem sequer está consciente? 
  2. E mais ainda: Quão bom é o melhor que você já fez até aqui? Lucas 10:17 diz: “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer”.  Se Deus apenas lhe sorrisse quando você fizesse o que é bom e certo fazer, então seu sorriso seria muito raro. Além do mais, com exceção de Deus, quem é realmente bom? (Marcos 10:18) Quantas coisas “boas” você ainda terá que fazer antes de Deus passar a sorrir para você?
  3. E mais ainda: mesmo que você, em hipótese, quebrasse apenas um mandamento de Deus durante o curso de todo um dia, ainda assim você já teria quebrado a lei inteira.  Tiago 2:10 diz:  “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos”. Se você quebrar apenas uma lei você já quebrou todas.

Portanto, se nós vemos a ira de Deus ou seu agrado em termos daquilo que fazemos, e não daquilo que Ele fez na cruz, só podemos concluir que Ele não tem nada do que se agradar. Se Deus está irado quando pecamos, ou nós terminamos crendo que Ele está irado conosco o tempo todo, ou passamos a crer que não somos realmente grandes pecadores!

Obviamente que isso levanta a seguinte questão:  “Então, eu posso pecar para que a graça seja abundante?” Se isso é verdade, então posso agora dirigir a 80 milhas por hora, porque conto com a segurança do Evangelho. Uma vez que Deus sorri para mim, posso fazer o que quiser...”  Mas obviamente esta não é a vida de fé sobre a qual a Escritura fala.  A fé diz que em razão de Deus se agradar de mim, eu agora quero viver uma vida que agrade a Ele (2 Co 5:9; 1Ts 4:1).  Você naturalmente já lhe agrada; portanto, vá e busque agradá-lo. Você é justo aos olhos de Deus; conseqüentemente, vá e exerça a sua condição de justificado.  Você é amado de Deus; portanto, vá a Ele e seja amoroso.(Cl 3:1). Você agora é perdoado; então vá e perdoe (1 Jo 4:11).  A fé diz:  “Essa é uma grande notícia. Eu me sinto tão transbordante de alegria que quero viver uma vida que agrade a Deus. Mostra, Senhor, meus caminhos tortuosos!”  A vida cristã deve fruir da fé nas boas novas, e não na incredulidade de considerar que a ira de Deus ou seu amor dependem da minha instável performance.

É importante a esta altura oferecer um esclarecimento. Meu Pai celestial agora se deleita em mim e se regozija em mim  (Sf 3:17). Ele me disciplina para meu próprio bem (Hb 12:5-11). Como seu filho, ou sua filha, eu agora tenho seu Espírito habitando em meu coração (Gl 4:6).  É seu Espírito que luta contra o pecado na minha vida. Contudo minha comunhão com Ele pode ser interrompida por meu pecado.  Eu ainda posso, com o pecado,  ferir o Espírito (Ef 4:30).  Posso temporariamente quebrar a minha comunhão com Deus em função de pecados envolvendo ira e maledicência. Eu entristeço o Espírito Santo, mas essa tristeza é para meu próprio bem. É só tendo o Espírito trabalhando na minha vida, me transformando, que consigo me tornar mais e mais semelhante a Jesus.

Em conclusão, é de grande benefício fazer uma distinção muito clara entre três diferentes questões na nossa discussão:

1.       Deus fica irado comigo quando eu peco?  (Uma questão de identidade – uma vez que sou pecador)
2.       Deus se deleita em mim?  (Uma questão de identidade)
3.       O meu pecado afeta a minha comunhão com Deus?  (Uma questão de comunhão)

Deus é santo, e não tem nenhum prazer no pecado (ético), mas Ele tem lidado com meu pecado – passado, presente e futuro (minha identidade).  Ele removeu meus pecados para um lugar tão distante como o Ocidente está para o Oriente, e agora eu sou uma nova criatura.  Eu estou em Cristo.  Deus não se deleita no pecado, mas se deleita em mim. No passado – em razão da minha natureza - eu era objeto da sua ira, mas hoje, em virtude de minha nova natureza, sou objeto do seu prazer. Agora eu ainda me arrependo da natureza pecaminosa dos meus atos. Na verdade eu não me deleito com o pecado. Sou ainda responsável por meus pecados, e não posso ser neutro ou ambivalente em relação a eles, porque eles ainda ferem e entristecem o Espírito de Deus, e eu posso me colocar debaixo da disciplina do Pai (comunhão).  Portanto, tudo aquilo que não vem mediante a fé e o arrependimento não é aceito por Deus - como a palha e o feno, que serão queimados no último dia. Nenhum pecado é agradável a Deus. Entretanto, isso não muda a minha identidade – quem eu sou em Cristo – e a maneira como vejo outros cristãos. 

Q14   O que Deus pensa a respeito dos meus pecados futuros?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Q15      Considerando essas verdades maravilhosas do Evangelho, carrega você algum pecado que vem servindo de empecilho para que você chegue até a cruz, e que gostaria de levar a Jesus agora? Existe alguma área na sua vida na qual você tem estado fechado à purificação do sangue de Jesus? 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Seg > Ter > Quar > Qui > Sex > Sáb > Dom
Para a Semana…

Ensine a alguém as implicações práticas da justificação pela fé.  Em outras palavras: ensine, com exemplos pessoais, as implicações diárias da justificação pela fé.  (Reveja também as lições 2-4).


Nenhum comentário:

Postar um comentário