quinta-feira, 10 de abril de 2014

Gospel Transformation - Unidade 1/ Lição 12

Unidade 1/ Lição 12


"É razoável a sua ira (Jonas 4.4)?

PARA REVER: Liste algumas características do falso arrependimento.

IRA: PECADO DE SUPERFICIE


Alvos desta lição:
Ø      Considerar a ira como um dos exemplos de pecados de superfície, e conectá-lo com a idolatria que se encontra por detrás do nosso pecado.

Nesta lição 1 analisaremos a ira como um dos exemplos dos pecados de superfície, porque a ira, como a auto justificação (Lição 2) é algo comum em todas as pessoas. Talvez não lutemos com drogas ou roubos, mas todos lutamos com ira. Além do mais, normalmente sentimos, vemos e sofremos o impacto da ira. Esta lição é feita em torno de cinco exercícios que tentam explorar como ira está relacionada com a idolatria em nossas vidas diárias.

Lição
___________________________________________________________________________________________
Exercício 1 ►►
Para introduzir a idéia de pecado de superfície e sua relação com idolatria, considere e discuta as seguintes descrições de pecado.
Considere como os ídolos nos dirigem em direção a vários pecados. Alguns exemplos são percebidos em detalhes. A razão porque precisamos ver os pecados "subterrâneos" é porque muitas vezes nos arrependemos apenas de pecados da superfície, então isto nos faz reincidentes nos mesmos pecados. Quando apanhamos as ervas que estão apenas na superfície, sem arrancar suas raízes, elas retornam.

Pobre ouvinte:
Eu sou incapaz de ouvir o que a outra pessoa esta dizendo porque eu estou mais interessado em minha resposta do que no que eles devem dizer. Mesmo quando eu  os "ouço", e posso descrever suas palavras, minha mente já está freqüentemente pronta sem conhecer o que o outro diz. A conseqüência é de me tornar um ouvinte sem compaixão, e quando eu realmente ouço o faço apenas para devorar e destruir o outro.

Inflexibilidade e dureza
Sou mais consciente do pecado dos outros que o meu próprio. Outras pessoas precisam ser confrontadas, então, eu claramente digo o que eles tem de fazer.

Fofoca:
Sinto-me bem em falar de outras pessoas. Eles têm erros, não eu. Quando eles parecem passar por más situações eu me sinto melhor.

Preocupação:
Tudo depende de mim. Eu estou no trono. Existem muitas coisas para me preocupar quando eu estou no trono. "Eu não me preocupo, apenas concentro intensamente nisto!"

Ira
Pessoas não são sensíveis a mim. Elas continuam errando, violam minhas leis e me ferem. Então eu preciso deixar que elas saibam disto. Se não as interromper, elas continuarão a me ferir. Eu preciso cuidar de mim.

Defensiva:
Eu raramente erro porque eu sou Deus. As pessoas precisam entender o meu ponto de vista. A pior coisa que poderia acontecer a mim seria as pessoas não entenderem a história toda, ou como outras pessoas contribuem para o problema.

Hiper sensibilidade:
É uma tentativa de defender nossa frágil auto estima, porque na verdade o meu eu é muito frágil.

Bandeiras Vermelhas

Idolatria é difícil de ser detectada, por isto devemos ficar alerta quanto aos sinais vermelhos que vemos quando o nosso eu está no trono. Bandeiras vermelhas são pecados de superfície que podem chamar nossa atenção para o que se encontra debaixo de nossos pecados. Nós nunca percebemos os pecados subterrâneos, mas as bandeiras vermelhas nos alertam quanto a sua presença, mesmo quando nós não "sentimos" isto. Luxuria sexual é uma bandeira vermelha. Quando eu tenho um olhar que se distrai.ou me vejo conduzindo para a lascívia, eu me torno consciente de um pecado de raiz. Orgulhar-se de algo é uma bandeira vermelha. Ira é outra bandeira que nos alerta em relação a um ídolo falido.

Leia as seguintes passagens sobre Ira:

Ex 32.19 Quando Moisés se aproximou do campo e viu o bezerro e a dança, sua ira explodiu e ele atirou as tabuas de suas mãos, quebrando-as em pedaços aos pé da montanha.

Pv 14.17 Um homem equilibrado não faz coisas tolas.

Pv 15.1; Pv 15.18; Pv 19.19; Pv 22.24,25

Ec 7.9

Mt 5.22

Mc 3.5

Rm 12.19

2 Co 12.20

Gal 5.19

Ef 4.26; 6.4

Col 3.8

1 Tm 2.8

Tg 1.19-20
___________________________________________________________________________________________
Exercício 2 ►►

Escreva uma pequena sentença fazendo um sumário da coisa que mais o impactou quando você leu as passagens acima.
____________________________________________________________________________________
            ____________________________________________________________________________________

A presença constante da ira

Ira injusta é uma resposta idolátrica. Quando nossos ídolos caem, nós ficamos enfurecidos. Os exemplos incluem Jonas, Judas, os fariseus e nós mesmos. A razão que nos leva a ficarmos irados tão freqüentemente revela nossa vida auto centrada. Ira é um bom estudo de caso da extensão e profundidade de nossa pecaminosidade. Podemos não comer carne ou roubar um banco, mas podemos impedir que nossa ira aflore? Uma das coisas mais claras nas características dos fariseus é sua ira.

Note:
Os três exercícios abaixo são preparados para melhorar nossa compreensão de como a ira pode ampliar-se em nossas vidas. Muitas vezes, nós simplesmente não reconhecemos quão freqüentemente nos tornamos irados.

___________________________________________________________________________________________
Exercício 3 ►►

è Parte 1

Reveja e discuta a lista dos ídolos. Perceba como nos iramos quando os nossos deuses falsos ruem.


Ídolos da reputação – Situações que podem destruir minha reputação cuidadosamente construída ou o status de uma pessoa trabalhadora, boa dona de casa, grande pai, sábio conselheiro, fonte de conhecimento, pacificador, etc, podem me conduzir a ira.

Ídolos do controleSituações e pessoas que atrapalham meus planos e a forma como minha vida está organizada me deixa furioso.

Ídolos da minha superioridadePessoas devem me servir, e quando isto não acontece, fico louco de raiva.

Ídolos do dinheiroEste ídolo alimenta meus outros ídolos. Eu uso dinheiro para alimentar status e prazeres pessoais, etc. Meu carro quebra e agora tenho que gastar minhas férias para consertá-lo. Então fico irado porque eu não tenho minhas férias (ídolo do prazer).

Ídolos sexuais Um marido viciado em luxúria, menospreza sua esposa porque ela não pode competir com suas fantasias. Uma esposa viciada em novelas e romances ideais despreza seu marido porque ele não pode atender sua idealização.

Ídolo da saúde - Quando a enfermidade ou a morte se aproxima perco o controle e fico louco porque não posso dominar a situação.

Ídolo do vitimismo – Problemas, dificuldades, enfermidades. Eu me ligo a estes ídolos porque eu nunca sou responsável e as pessoas não podem focalizar em mim. Quando as pessoas não valorizam minhas dificuldades eu fico irado.

Ídolos dos prazeres – O filho adoece justamente quando você iria ter uma noite especial, ou a eletricidade sofre uma queda quando você planejava estar relaxado diante da televisão – e agora eu preciso ir na loja comprar velas.

Ídolos do medo -  Eu temo o que os outros pensam. Quando eu descubro que eles estão pensando o que eu realmente tinha medo, então eu começo a babar de irar.

vi. Idolatria do talento e das habilidadesHospitalidade, ensino, serviço, evangelismo. O que acontece quando falho nestas coisas que penso que sou bom? O sermão foi péssimo, o jantar se queimou, Não consegui realizar meu trabalho no tempo planejado. (Ira pode surgir como depressão, maledicência, irritabilidade, etc.)

___________________________________________________________________________________________
Exercício 4 ►►

è Parte 1

Faça uma observação, "Ira de A a Z" numa lista de situações reais da vida, para entender como durante um dia típico, podemos cair neste pecado padrão.

Ira de A a Z

A          Ira para com meus filhos, porque eles desorganizam minha falsa paz, controle e domínio. Eles arruínam meus planos e alvos.

B          Ira para com meu cônjuge, porque ele falha em satisfazer minhas expectativas. Eu tenho certos padrões.

C          Ira diante de mus inimigos porque eles mudaram a visão de mim mesmo que era de uma pessoa boa. (Eu construo minha própria justiça.)

D          Ira diante de Deus porque ele governa minha vida (Eu governo minha vida.)

E          Ira diante de outros, porque eles não dão atenção devida aos meus problemas, ouvindo-me ou cuidando de mim (Pessoas devem me servir.)

F          Ira com alguém no supermercado que passa com seu carrinho de compra em cima de meus pés. Como alguém pode ser tão estúpido?

G         Ira após perder o jogo no computador. Como uma maquina pode me derrotar?

H          Ira por não estar casado, ou por estar casado, divorciado ou viúvo.

I           Ira pela meia-idade, terceira idade ou "qualquer" idade.

J          Ira por causa da morte. Porque eu deveria morrer e deixar aqueles que eu amo? Deixar o que eu conquistei?

K          Ira sobre o meu fracasso (no trabalho, escola, universidade, casamento, uma dada situação na vida). Eu desejo algo mais ou alguma coisa diferente.

L          Ira por não ter reconhecimento. Ninguém percebe o grande trabalho que eu fiz ou que estou realizando. Compare o que estou fazendo com o que alguém já fez no passado...

M         Ira sobre uma incompreensão acerca do que eu disse ou fiz (ídolos da reputação).

N          Ira sobre alguma desordem doméstica:  O liquido que caiu no tapete, uma vasilha que se quebrou, brinquedos espalhados pela casa, cabelos no banheiro, sujeira pia, papel de toalha colocado de forma incorreta, sabonete quebrado em dois.

O         Ira por perceber que as pessoas não fazem aquilo que eu preparei cuidadosa e antecipadamente. A atitude deles quebraram meus planos. Eu tenho planos mas eles precisam do carro. Agora tenho que ficar em casa ao invés de ir assistir um filme (prazer, controle). Meu chefe arruinou meus planos para o feriado. Agora eu sou uma vitima.

P          Ira quando eu não atinjo minhas expectativas próprias. Eu não conclui meu projeto no tempo.

Q         Ira quando não consigo virar corretamente o bolo (eu sou uma mãe perfeita).

R          Ira quando a máquina de lavar estraga minha roupa. Eu tinha plano de terminar o trabalho da lavanderia hoje.

R          Ira quando o carro quebra, justamente quando eu tinha grandes planos. Eu temo o que as pessoas vão pensar se eu chegar tarde.

T          Ira por conviver com gente mau humorada, fariseus, esposa que controlam o dinheiro.

U          Ira porque Deus traz alguém parecido os Ninivitas na igreja e que não sabem como se "comportar".

V          Ira porque as pessoas mostram favoritismo (Irmãos de José). Por que estas pessoas não prestam atenção em mim?

X          Ira quando as pessoas demonstram amor por mim (Vitima). Eu não posso aceitar o amor delas porque eu não quero me tornar de novo vitima de outras pessoas que sempre vão ser falhas em amar.

X          Ira porque as pessoas rejeitam um convite para almoçar. Provavelmente elas não se sentem honradas comigo.

Y          Iras porque as crianças não fazem o que eu quero que façam. Eu então as forço. Eu sou durão (e iracundo).

Z          Ira porque as pessoas me cortam no transito, buracos na pista que estragam meu carro, policiais que ficam escondidos para me apanhar quando eu ultrapasso os limites, pessoas que buzinam quando não arranco rapidamente após o sinal verde (Rio de Janeiro), e pessoas que me ameaçam ao dirigir sem muito cuidado.


è Parte 2

Com esta lista em mente, compartilhe uma experiência recente em que você se tornou irado. Descreva não apenas o manifestação superficial de sua ira, mas também a situação que o levou a se tornar irado. Se possível, descreva o que você pensa ser a idolatria subliminar a esta ira.
____________________________________________________________________________________
            ____________________________________________________________________________________

Nota: "Ira de A a Z" não é uma lista exaustiva. Você facilmente pode gerar uma nova lista de iras de A a Z. Por exemplo:

A          Fico irado porque eu me iro! Minha ira destrói minha reputação de que não sou uma pessoa ira. Isto me enlouquece.

B          Ira contra aqueles que quebram as leis que criei para meus animais de estimação.
C          Etc., Etc...

Nós não apenas vivemos numa cultura iracunda mas somos vítimas da ira de outras pessoas. Acima de tudo, somos pessoas iradas interiormente. Nosso alvo ao apresentar esta lista é de expor como freqüentemente nos iramos. Muitas vezes não temos consciência de nosso pecado, mas trazemos esta ira grudada em nossas costas. Todos podem vê-la ainda que nós mesmos estejamos cegos quanto a isto. Outros sentem o impacto de nossa ira, enquanto conseguimos ver apenas a ira dos outros.

Recusando Filé Mignon

O que é mais fácil: Recusar churrasco ou ira? Não que seja fácil para alguns de nós recusar carne, mas poderíamos fazer isto. Muitas pessoas fazem – Eles privam a si mesmos de um suculento prazer de um bife no ponto, com uma farofa, uma salada de tomate, um pão de alho e arroz. Mas quem pode se abster da ira? Fariseus podem recusar churrasco, mas costumam ser pessoas muito iradas em seu ser. Tão iradas que, na verdade, tornam-se assassinas.
___________________________________________________________________________________________
Exercício 5 ►►

Exercício 5 é preparado para nos ajudar a considerar se nós temos o direito de nos tornar irados (Jon 4.4,9). Um grande desafio em lidar com a ira em nossa vida é porque geralmente sentimos que temos o direito de ficarmos irados. Trabalhe através das seguintes questões e explanações.

1 Condeno outros sem olhar para o meu próprio coração?

Em 2 Sm 12.5 Davi fica profundamente irado com o homem na parábola, e diz a Natã: "Como vive o Senhor, o homem que fez isto merece a morte!"
Davi está certo, mas estava profundamente errado na aplicação da história de Natã. Ele estava cego. Sua falta de fé e arrependimento o tornara duro com os outros. Ele facilmente podia justificar sua ira dando em detalhes a forma como a outra pessoa deveria morrer. Davi está cometendo os mesmos erros resultantes de sua falta de arrependimento. Ele era um assassino e adúltero. Ele não estava lidando com seu próprio coração, mas com facilidade julgava os outros que tinham o mesmo problema seu. Rapidamente se enfurece – uma ira baseada na justiça própria. Davi executa aquele homem terrível da parábola contada por Nata. Ele não se pergunta: "será que não sou como esta pessoa?"  Esta deveria ser nossa primeira questão quando nos iramos com alguém. Muitas vezes a resposta retorna tal como nesta história, com outros se tornando espelho para nossos próprios corações. Natã revela o coração de Davi e ele entende que ele era o homem da parábola. De alguma forma, o Evangelho nos ensina que cada um de nós é "principal dos pecadores". Será que nos esquecemos disto?
Mas o que dizer então da atitude de Jesus com os cambistas no templo? Não teria ele respondido ao mal com ira? Sim. Contudo, normalmente usamos a referência da ira de Jesus para nos desculparmos de nossa atitude de ira pecaminosa. Ocasionalmente precisamos responder como Jesus fez com os cambistas, mas precisamos ser cuidadosos. Este tipo de ira justa vem por causa de nossa fé. Talvez deveríamos chamá-la de ira-de-fé, ou ira-humilde. Se a chamamos de ira justa, provavelmente pensaremos que quando estamos irados, e estamos CERTOS, então temos a ira justa. Em geral isto está muito longe da verdade. Freqüentemente é exatamente quando estamos mais irados, e que estamos certos de que estamos muito corretos, é que praticamos uma ira injusta.
2. Existe preocupação e tristeza em meu coração tanto quanto ira?

Em Marcos 3.5, Jesus estava irado, mas também entristecido por causa da dureza de seus corações. Será que tenho compaixão diante da iniqüidade? Sou como Jonas, irado a ponto de querer a morte, ou como Jesus, chorando e lamentando sobre Jerusalém? Será que sofro no meu coração quando vejo pessoas descaridosas e duras, especialmente diante daqueles que são desprezados e marginalizados na sociedade? Jesus muitas vezes se irou de forma justa com os fariseus porque eles usavam suas normas para terem o domínio sobre as pessoas. Os fariseus freqüentemente ficavam irados, injustamente, quando Jesus denunciava seus pecados.

3. Sou pronto para irar?
Este é um bom teste. Ira que é pronta para brotar geralmente procede de uma natureza pecaminosa. Veja o livro de Provérbios e algumas passagens que já citamos. Em geral, Provérbios têm uma visão negativa da ira.

4. Existe rudeza, murmuração, crítica, amargura, ameaça, violência física ou uma grande quantidade de palavras odiosas?

Nossa ira em geral é como uma explosão nuclear que envia material radiotivo para o ar em todas as direções (o problema é maior quando temos dificuldade para nos arrependermos). Nossa ira em geral fere de forma destrutiva os membros de nossa família. O prejuízo espiritual que causamos é mais destrutivo que Chernobyl. Para efetuar a limpeza deste dano muitas vezes gasta-se anos, porque não nos arrependemos ou o fazemos superficialmente. Será que minha ira é correspondente à situação que me levou a ficar irado? Sou culpado ou acusador? Na prestação de contas de Miguel no seu encontro com Satanás no livro de Judas, o Arcanjo Miguel não proferiu juízo infamatório sobre a mais vil criatura que existe (Judas 9). Quanto de infâmia e acusação deveríamos reter em nossa ira?

5. Vou para a cama irado?

Minha ira dura mais que um dia? Esta é outra boa indicação para saber se ela é pecaminosa (Ef 4.26-27). Considere Moisés em Ex 32.19 e 32.32. Ele estava irado corretamente contra as pessoas, mas no outro dia ele ora para que possam ser perdoadas. Acima de tudo, ele até mesmo ora para que a punição viesse sobre ele, e não sobre os outros!

6. Como eu normalmente respondo quando encontro com o pecado, ou quando estou pecando contra alguém?

Como é minha resposta se comparada com os exemplos de José, Paulo, Estevão e Jesus? Perceba que Moisés se irou pelo pecado (Ex 32.19), mas sua resposta não é fundamentada numa atitude de ira. Em outras palavras, aquele evento na vida de Moisés não era uma característica de sua personalidade. Ele não é visto constantemente explodindo e jogando as coisas ao redor, mesmo sabendo que os pecados dos israelitas eram capazes de provocá-lo a este ponto. O que caracteriza Moisés é sua longanimidade, humildade, perseverança e sua fé.

7. Eu desejo vingança ou estou desejoso de esperar no Senhor?

Rm 12.9 diz: "Deixe espaço para a ira de Deus". O pior que poderíamos fazer a qualquer pessoa, é, em última instância insignificante se comparado ao que Deus trará para o ímpio. Então, por que não deixamos isto em suas mãos?
___________________________________________________________________________________________
Efésios 4.26-27,31è è

Ef 4.26 é uma das passagens que parece ser contrário ao ensinamento geral das Escrituras sobre a Ira. Em muitas traduções aparece: "Irai-vos e não pequeis" (RA), RC, etc). Numa rápida olhada, esta passagem parece ensinar que existe uma ira que não é pecaminosa e é até mesmo ordenada. Existe, contudo, algumas sérias objeções a esta interpretação.

Primeiro, o verso 31, (cinco versos adiante), parece estar em direta contradição. Aqui Paulo ordena: "Longe de vós toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia". Paulo revela aqui seis diferentes perspectivas na ira: Amargura (ira acerca do passado), cólera (fúria), ira, gritarias (berros), infâmia e outros sentimentos de ódio. Paulo é claro acerca do tipo de ira que precisamos nos afastar. Estaria Paulo ordenando que nos iremos e cinco versos adiante dizendo que precisamos fugir da ira? Agora, podemos argumentar que no vs 26 ele está falando da "ira justa", e logo a seguir, "ira pecaminosa". Contudo, Paulo não faz tal distinção aqui.

Em segundo lugar, existe uma concordância de que a construção literária do vs 26 tem uma força de concessão – Isto significa que Paulo não está ordenando ira, mas afirmando que a ira pode acontecer. Por isto, a tradução NVI afirma, "se você se irar, não peque". Outra forma de dizer isto seria: "se ficar irado, não cometa pecado". Então, este verso não está dando uma permissão para ficarmos irados, ou encorajando uma especulação acerca dos tipos de ira que são permitidos.

Em outras palavras, uma interpretação menos rígida seria: "Ira deve ser evitada a todo custo, mas se, por alguma razão, você ficar irado, então recuse a tentação de pecar com sua ira". (Andrew T. Lincoln, Ephesians, Word Biblical Commentary, Vol 42, p. 301).

Assim, o apóstolo não estaria dando ordens sobre a ira no vs 26 e então, no próximo parágrafo, dizendo-nos que não deixemos que o sol se ponha sobre a nossa ira. Melhor seria: "Se acontecer de você se irar, esteja certo de que sua ira não dure mais que um dia". O por do sol é o limite na sua ira! De forma geral, os ensinamentos dos vs. 26,27 e 31 são para que fujamos de toda sorte de ira. Se você se irar, não peque. Se se irar, não deixe que sua ira perdure (não pode passar do por do sol).

Agora, se Paulo está falando aqui acerca da ira pecaminosa, então não seria uma contradição dizer: "se você se irar, não peque", como se estivesse dizendo "se você peca, não peque"? Preste atenção para o fato de que algo similar acontece em Tiago 1.14-15: "Então a cobiça, depois de haver concebida dá a luz o pecado". Tiago não está dizendo que a cobiça não é pecado, pelo contrário, ele está lidando com a dinâmica da maldade. Da mesma forma, Paulo não está afirmando que ira não é pecaminosa, antes está dizendo: "Não deixe que sua ira venha trazer outros pecados", como infâmia, blasfêmia, maledicência, gritarias, violência física, palavras malignas e manipulação. Assim, no pensamento Paulino, ira é incompatível com nossa nova vida em Cristo e com nossa vida no Espírito.

Seg > Ter > Quar > Qui > Sex > Sáb > Dom
Para a semana:
                                                          

Faça uma lista de 10 coisas que deixam você irado. Seja especifico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário