quinta-feira, 10 de abril de 2014

Gospel Transformation - Unidade 1/ Lição 3

Unidade 1/ Lição 3

Como você se parece aos olhos de Deus?  Como Deus o vê?

FOMOS DECLARADOS JUSTOS!

Alvo desta lição:

Ø      Nós somos declarados justos!

De modo geral as pessoas discutem justificação em termos de perdão. Isso é maravilhoso! Na realidade, estribado nesta verdade fantástica, e à medida que você trabalha nesta lição, você será capaz de edificar em cima desse alicerce. Aqui nós descobriremos que justificação significa, aos olhos de Deus, ser mais do que declarado não-culpado; significa também que fomos declarados justos.

Lição

Leia Romanos 3:21-26

Q1        Qual é o tema ou a idéia central desta passagem?
            ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
           
Q2        Qual é a base da justificação?
            ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
           
Q3        Como podemos receber a justiça de Cristo?
            ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Q4        A lei indica claramente que uma pessoa deve estar numa relação correta com Deus. Por que não podemos ser justificados com base na lei?
            ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia Romanos, 3:19,20

Q5        O que esta passagem ensina a respeito do nosso relacionamento com a lei?
            ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia Romanos 5:12-21
...............................................................................................................................................................................
O Primeiro e o Último Adão

Esta é uma rica e importante passagem. Paulo está fazendo uma distinção entre o primeiro Adão e o último Adão, Jesus Cristo. Ele faz referência aqui a duas pessoas. Uma delas foi a causa de toda tribulação, e fez muitas coisas erradas. A outra pessoa fez tudo absolutamente correto.  Adão, como o primeiro homem, se posicionou como representante de todas as pessoas, para toda a humanidade, incluindo eu e você. Ele foi o causador de incalculáveis malefícios, ao desobedecer a Deus. Pelo fato de nos representar, nós também caímos com ele. Entretanto, muitos anos depois houve uma outra pessoa, o segundo Adão, o Senhor Jesus, que mediante sua obediência ganhou a bênção do seu povo. Agora todas as pessoas a quem Cristo representa - todas aquelas que nele crêem - são identificadas com ele, recebendo, conseqüentemente, as bênçãos de Deus. Você, portanto, ou é parte do reino de Adão, com seu reino de pecado, morte e condenação, ou integra o Reino de Cristo, e seu Reino de justiça, vida e justificação. Assim, ou Adão, ou Cristo é seu representante. Ou você tem tudo que Adão tem, ou tem tudo que Cristo tem. 

Você pode fazer uma breve comparação usando o quadro abaixo.

Os dois Adãos


                                   O primeiro                                                       O último


Dois homens –              Adão                                                               Jesus Cristo


Dois Atos -          Adão transgride                                                Jesus Cristo age em justiça
                        Exibe o pecado do homem                         Exibe a obediência do homem (v.18,19)               Exibe a desobediência
                        do homem (v.12,15-19)


Dois Reinos –
                                  O Reino de:                                                             O Reino de:

 

                                    Pecado                                                                              Justiça
                                     Morte                                                                      Vida
                                  Condenação                                                          Justificação
                                Vv:12,14-19, 21                                                         vv: 15-19, 21


Dois Representantes –
Cada um representa seu povo:          

                        Adão                                                                                        Cristo

 

            Toda a raça humana                                                                     Os Redimidos
        Todos se acham em “Adão”                                            Todos aqueles que estão “em Cristo”.

Aqueles que estão em Cristo são os que foram transportados da morte para a vida; libertos da condenação para a vida e a justiça.

.................................................................................................................................................................................
“Eu fico com Marcellus!”

Conta-se que um riquíssimo romano tinha um filho que lhe havia ferido o coração. Contudo ele tinha também um escravo que lhe enchia o coração de alegria e orgulho. No seu leito de morte ele resolveu deserdar o filho e deixar todos os seus bens para seu escravo Marcellus. Registrou então sua decisão no papel, e após isso chamou seu filho para lhe comunicar sua decisão. Disse então a este: “Eu decidi deixar todos os meus bens para meu escravo Marcellus. Vou no entanto permitir que você escolha para si apenas um item dos meus bens”. Seu filho respondeu prontamente:  “Eu fico com Marcellus!” 

Quando você tem a Cristo, você tem tudo! Todas as coisas são nossas  (1 Co 3:21), posto que são de Cristo.  Estar em Cristo é receber tudo que pertence a ele – incluindo a sua justiça.
..................................................................................................................................................................................
Melhor condição que Adão

Nossa condição é muito melhor que a do primeiro Adão, antes que ele caísse em pecado. Adão começou com uma página nova – um recorde sem mancha.  Contrastantemente, pela fé em Cristo temos mais do que uma página nova: temos uma linda página. O Juiz não apenas nos perdoou e apagou a nossa página nova; ele nos deu a justiça de Cristo. Ele apagou o registro do nosso pecado e em seu lugar colocou a justiça de Cristo. Nosso Pai celestial não somente limpou a nossa página, como estabeleceu créditos mediante a justiça de seu Filho. Sua justiça sobre nós é semelhante a uma cola e um selo protetor, a ponto de não existir nada nem na Terra nem no céu que possa anulá-la. E tudo isso é uma dádiva recebida pela fé!

Adão começou aquilo que pode ser chamado de uma avalancha. Tudo teve início como algo relativamente pequeno, mas cresceu como uma avalancha de pecado, morte e condenação. Toda a raça humana foi envolvida nesse desastre. Adão nos trouxe pecado e morte, mas Jesus nos deu graça e justificação. Paulo conclui no capítulo 5 de Romanos:  ...mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

 

Duplo Crédito


Este ensino é chamado algumas vezes de Dupla Transferência, ou de Vida Transformada, ou de A Grande Mudança. A Bíblia nos ensina que pela fé a justiça de Cristo foi imputada ou creditada a nós, e que nossos pecados lhe foram imputados. Portanto, nós fomos – eu e você – perdoados e declarados justos. Seguem abaixo alguns versículos que falam sobre o duplo crédito.

Isaías, 53:6       Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

Romanos, 4:6   E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras.

Romanos, 4:11     E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça.

Romanos, 4:22     Pelo que isso lhe foi também imputado para justiça.

Romanos, 4:23,24      E não somente por causa dele está escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor.

2 Coríntios, 5:21         Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

Tiago, 2:23                 ...se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.

1 Pedro, 2:24            ... carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

Quatro exercícios sobre a justificação pela fé


Exercício 1 ►►

Faça um círculo em torno da letra A ou B, para indicar sua escolha.

  1. A Justificação é um ato isolado da parte de Deus em nosso favor.
B Justificação é um ato contínuo da parte de Deus em nosso favor.

  1. Justificação significa “tornar-nos justos”.
B  Justificação significa “declarar-nos justos”.

  1. A Justificação não tem cooperação humana envolvida no processo, mas a santificação requer a nossa cooperação.
            B  Nem a justificação nem a santificação envolvem cooperação humana.

4.   A   Fé + obras = salvação (justificação).
      B  Apenas a fé em Cristo = salvação (justificação)  + obras

5.  A  Imputação (crédito) significa não mais nos considerar culpados dos nossos pecados e considerar-nos tão justos como Cristo.         
     B  Imputação significa apenas que já não somos considerados culpados.

6         A natureza da fé é receber a Cristo.
B   A natureza do amor é receber a Cristo.

7.  A   Apenas a fé justifica nossa união com Cristo
      B  Apenas a fé associada ao batismo justifica nossa união com Cristo.

  1. A justificação nos liberta de toda responsabilidade de obedecer à lei de Deus.
Justificação é o perdão dos pecados, nossa aceitação da parte de Deus como filhos e filhas, e nossa libertação para obedecer à sua lei pela fé.

 

Exercício 2 ►►


Leia cuidadosamente as seguintes declarações sobre justificação e fé salvadora. Quais são os elementos em comum?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Do catecismo de Heildelberg, pergunta 20:

P - Todos os homens são salvos por intermédio de Cristo, da mesma maneira que todos se perderam em Adão? 
R - Não. Apenas aqueles que receberam individualmente a Cristo se tornam aceitos e recipientes de todas as suas bênçãos.

Do catecismo de Heildelberg, pergunta 21:

P – O que é fé verdadeira?
R – Fé verdadeira...é também uma enraizada e profunda certeza criada em mim pelo Espírito Santo mediante o Evangelho, de que não apenas outros, mas eu também tive meus pecados perdoados e outorgada a minha salvação.

Do Pequeno Catecismo da Confissão de Fé de Westminster

P – O que é justificação?
R – Justificação é um ato da livre graça de Deus, nos concedendo o perdão dos nossos pecados e nos aceitando como justos diante dos seus olhos, apenas em função da justiça de Cristo que foi imputada em nós e recebida exclusiva e tão-somente pela fé.

De Martinho Lutero

“Mediante a fé em Cristo, portanto, a justiça de Cristo se torna a nossa justiça, e tudo o que ele tem se faz nosso. Ele mesmo se torna nosso.”

De João Calvino

“Uma pessoa será justificada pela fé quando, excluída da justiça das obras, coloca completamente a sua fé na justiça de Cristo e aparece revestida aos olhos de Deus, não mais como pecador, mas como justo...”



Exercício 3 ►►


Indique alguns elementos chaves da justificação pela fé:

1.

2.

3.

4.

5.

6. 



Exercício 4 ►►

Faça agora uma revisão das definições escritas no começo da lição, observando qualquer elemento importante que você possa haver deixado de lado.

Seg > Ter > Quar > Qui > Sex > Sáb > Dom
Para a semana:

Escreva uma definição pessoal da justificação pela fé, usando palavras como “eu”, “mim”, “meu”, “minha” 






   

           
           





Nenhum comentário:

Postar um comentário