quinta-feira, 16 de abril de 2015

Curso de Apologética - Lição 2 - Provas racionais da autoridade da Bíblia



Introdução:

Encontramos muitas razões bíblicas, textos que nos autorizam a afirmar que a Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus, e que é verossímel em todas as suas afirmações.

2 Tm 4.16: “Toda Escritura é inspirada por Deus”...
Hb 4.12 – “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz”...
Sl 119.105 – “Lâmpada par os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos”.
Mt 22.20: “Errais, não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus”.
2 Pe 1.19-21: "Nenhuma profecia provém de particular elucidação"

Mas se tentarmos argumentar com o descrente a partir da Palavra, ele afirmará que isto não é suficiente para ele, porque o fundamento é a própria Bíblia. Por isto, enumeramos algumas razoes clássicas que nos demonstram a autenticidade e autoridade das Escrituras.

1. Coerência entre as partes – Apesar de 40 escritores, com diferentes backgrounds e diferentes culturas, que levou cerca de 2000 anos para ser escrita, a Bíblia é absolutamente coerente em todas as suas afirmações, e não apresenta contradições entre as partes.
Apesar disto, a Bíblia tem principio – meio – fim. Um todo girando em torno de um Messias, e da expiação através do sangue. Um grande problema, o pecado; e uma grande solução, o sangue de Cristo.
A Bíblia não se contradiz, existe harmonia das partes). Se isto acontecesse, deixaria de ser Palavra de Deus, seria um livro qualquer. Apesar de ter sido escrita, neste longo espaço de tempo e por tantos escritores diferentes. Isto acontece porque seu autor é um só, embora haja muitos escritores. 

2. Cumprimento das profecias – Existem cerca de 600 profecias apenas sobre o Messias, proferidas no Antigo Testamento acerca de Cristo, que se cumpriram cabalmente. Entre elas, o local do nascimento do Messias, anunciado pelo profeta Miqueias, 600 anos antes (Mq 5.12), detalhes da morte de Cristo (Sl 22), e a natureza do seu sofrimento (Is 53). Tudo absolutamente registrado nos seus pormenores. Isto valida o texto sagrado.
Os profecias de Daniel acerca dos reinos futuros é tao profundamente declarada, que os comentaristas liberais falam de que tais textos foram escritos depois de acontecido, tamanho sua objetividade e especificidade. Jeremias predisse que Israel ficaria 70 anos no cativeiro babilônico, e exatamente assim se deu (Jr.25.11). Jesus afirmou que Jerusalém seria saqueada e arrasada, e que o templo seria destruído. 36 anos depois, suas palavras se cumprem cabalmente. As profecias são tão exatas que muitos não aceitam que Jesus tenha realmente pronunciado estas palavras, mas que trata-se de “vaticia ex eventu”. Isto é, os discípulos colocaram na boca de Jesus palavras que ele não disse, depois da ocorrência dos eventos.
.O nascimento de Jesus foi descrito em detalhes:
            -O lugar em que nasceria - Mq.5:2 (700 anos antes de nascer)
            -Que ele nasceria de uma virgem - Is.7:14 (700 anos antes )
            -Que ele viria sem nenhuma aparência  nobre. Is.53:2
.A morte de Jesus foi descrita com particularidades :
            -Afirma que suas mãos seriam traspassadas - Sl.22:16 (1000 antes) x Jo.20:27
            -Que suas vestes seriam repartidas por sorteio - Sl.22:16 x Lc.23:34
            -Que ele estaria cercado de gente perversa - Sl.22:16 x Mt.27:37-40
            -Que ele morreria pelos nossos pecados - Is.53:4,5 (600 anos antes).
Existem mais de 700 profecias cumpridas nas Escrituras. Algumas destas profecias estão apontando ainda para o fim dos tempos - Mt 25.1-51; 1 Ts 5.1-3; 2 Ts 2.1-12

3. Influência da Bíblia sobre as nações – A Bíblia marcou civilizações inteiras, e culturas especificas. Povos que seguiram a bíblia transformaram costumes, tradições e hábitos. Todo o continente europeu foi profundamente influenciado pela ética judaico-cristã. O sistema democrático, com sua representatividade foi extraído por Calvino e adotado em Genebra, a partir de sua leitura bíblica, e dali influenciou varias nações. Como seria a Europa hoje sem a influência da Palavra? Os romanos eram mais cruéis na sua abordagem de guerra que os escandalosos eventos modernos do Estado Islâmico e do Boko Haram.
Atualmente a Bíblia é o livro mais lido do mundo, com tradução em mais de 1000 línguas, sendo o livro mais impresso no mundo.

4. Seu estilo majestoso – A Bíblia gera reverencia, por causa de seu conteúdo e estilo de narrar os eventos, gerando temor e respeito. As pessoas não leem a Bíblia como se lê outros textos, ou como afirmou D. Pedro II: “Todos os livros eu leio, mas este livro me lê”. Ao ler a Biblia, somos confrontados com nossos pecados, consolados nas nossas dores mais profundas, perdoados das nossas faltas mais graves, e encontramos refrigério para nossas almas.

5. A eficácia de sua doutrina -  A Bíblia é eficaz quando colocada em prática em nossas vidas. Nunca nos arrependeremos de obedecê-la, ao contrário, sempre que a desprezarmos sofreremos consequências. Tome um texto das Escrituras e coloque-o na prática de sua vida, debaixo das condições estabelecidas, e  você verá se ela é capaz ou não de transformar sua vida.
Existem muitas pessoas experimentando o poder da palavra de Deus em suas vidas, e que sido transformadas pela sua poderosa ação. 
Se” e “quando” aplicado, a Bíblia sempre produz profundos resultados na vida das pessoas, como um remédio específico para determinada doença. A Bíblia já efetuou milagres na vida de milhares de pessoas, já libertou pessoas do obscurantismo, da mentira, já restaurou relacionamentos, provocou mudanças históricas em famílias, salvou lares.
Seu poder, ainda hoje é capaz de trazer graça para o coração que vive em trevas, alegria para pessoas entristecidas, esperança para os desanimados, mas o maior milagre e efeito que ela pode causar é na reconciliação do homem, pecador, com o Deus santo.

6. Sua historicidade – Centenas de estudiosos liberais, governos tirânicos, já envidaram esforços para demonstrar que a Bíblia é um livro supersticioso e nocivo, que seu conteúdo é mentiroso e falso, que a história que nele é narrada não tem validade diante das pesquisas mais recentes da história e da arqueologia, no entanto, cada vez mais, a ciência vem comprovando sua veracidade e autenticidade.
Bíblia e História – Durante anos, negou-se, por exemplo, a passagem do povo judeu pelo Egito, pois não havia nenhum registro da passagem deste povo por aquela terra, no entanto, textos mais recentes foram encontrados com registros demonstrando a passagem deles num determinado período da história;

Bíblia e Arqueologia -  Durante anos, questionaram a existência de Anás e Caifás, porque nenhum registro existia sobre tais personagens, ou mesmo de Pilatos. Pesquisas arqueológicas recentes mostram a veracidade e historicidade destes personagens. Em Cesaréia de Filipos, existe uma rocha com o nome deste governador da Judeia, descoberto em 1970 por pesquisas.
Schaeffer afirma: 
“O Cristianismo é uma religião de fatos”. A história cada vez mais aponta para a veracidade das Escrituras e sua historicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário