quinta-feira, 30 de abril de 2015

Curso de Apologética - Lição 5 - Argumentos pela “inexistência de Deus”



Embora existam muitos argumentos e provas racionais da existência de Deus como os de Berkhof enumerados na aula anterior, ou os conhecidos pontos de Thomas de Aquino , o fato é que nenhuma pessoa se converte por causa de tais argumentos filosóficos. Afinal, o próprio diabo “crê em Deus e treme” (Tg 2.19), mas é um ser sem redenção, irrecuperável e não regenerado. Portanto, argumentos pró e contra não nos conduzem ao temor do Senhor.

É bom considerar ainda, que, apesar de termos argumentos a favor, temos também muitos outros pontos de vista que argumentam contra a existência de Deus. Estes pontos também não levam, necessariamente, alguém à apostasia. Podem, no máximo, corroborar com aqueles que já estavam predispostos a não crer.

Eis alguns destes Argumentos elaborados, tentando “provar” a inexistência de Deus.

11. O argumento das revelações inconsistentes – Afirmam que “cada religião defende ser objeto da revelação, no entanto, todas elas são opostas entre si”, portanto, se Deus revelou, revelou a quem? Se existe apenas um Deus, ele deveria ter dado a mesma compreensão para todos. Isto prova a falência dos conceitos. Quem está certo: Hinduísmo, islamismo, cristianismo?
Biblicamente compreendemos que, de fato, para se conhecer a Deus, é necessário uma revelação especial. Os reformadores e biblistas, não aceitamos o conceito da teodicéia, de que o homem, através de suas elucubrações filosóficas e epistemológicas seria capaz de apreender a verdade divina ou todo conceito de divindade, presentes no Deus supremo.

Três textos fundamentam esta argumentação:
A.      Em Mt 16.47, Pedro afirma que “Cristo era o Filho do Deus vivo”, e Jesus afirma que ele era um bem aventurado, porque não fora “carne e sangue” quem lhe revelaram esta verdade, mas “o Pai celeste que está nos céus”. Portanto, conhecimento da pessoa de Cristo e o correto conceito acerca dele, só podem ser apreendidos por uma manifestação especial de Deus na vida das pessoas;
B.      Em 2 Pe 1.19-21 lemos: E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
A profecia bíblica é inspirada, “sopro de Deus”, e só pode ser apreendida por uma revelação pessoal, intransferível e única, vinda do próprio Deus.

2.       O problema do mal – Se Deus é bom, porque ele não corrige o problema da dor e da morte? Portanto, só existe uma saída: “Ou Deus é bom e não é suficientemente poderoso, ou Deus é poderoso, mas não suficientemente mal”.
Na lição anteriormente ministrada pelo Rev. Heber Schaiblitz, já analisamos o problema do mal. Vimos a clara distinção entre mal moral e mal natural. Deus permite e até mesmo executa o “mal natural”, para seus propósitos e planos, jamais, porém, poderemos admitir que cometa um mal moral, porque neste caso, Deus teria pecado ou cometido injustiça.
É neste sentido que entendemos o texto de Isaias 45. 7: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas”.

3.       O argumento da descrença – Se Deus existe, daria condições (sinais), para que todos cressem nele.
A verdade é que, sinais nunca convenceram ninguém e nem sempre são capazes de levar pessoas a Deus. Nenhum povo presenciou tantos sinais como quando saiam do Egito, no entanto, foi uma geração murmuradora e descrente, apesar dos sinais.
Jesus censurou Cafarnaum, e a própria cidade de Jerusalém, porque, apesar de todos os sinais e prodígios que fizeram nestas cidades, as pessoas continuavam incrédulas.
No entanto, dois textos na Bíblia nos falam de como Deus se interessa em se revelar:
A.      Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações" (At 14.17).
B.       “Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram” (Rm 1.19-21).
4.       O ônus da prova – Afirmam que é impossível defender a existência de Deus, porque se ele existe, ele mesmo precisa provar que existe e como isto não é possível, então Deus não existe, até que se prove o contrário.
A resposta dada por Deus é que estes homens são “indesculpáveis” (Rm 1.19). No dia do juízo, a natureza revelou de forma tao clara a existência de Deus que eles não terão capacidade de se defender. O Salmo 19.1 afirma: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”. A natureza toda, é um “Business card” de Deus. Sua ordem e harmonia, sua coerência e proposito falam de um grande Senhor do Universo e de uma mente criativa e inteligente por detrás de toda a realidade existente.

5.       O argumento da incoerência – Afirma-se que Deus é onisciente, e sabe de todas as coisas, no entanto existem várias coisas que Deus desconhece:
A.      Alguém maior do que ele mesmo
B.       Um homem que não seja pecador;
C.      Um homem que não precisa de salvação.
Se Deus sabe tudo (passado/presente e futuro), o livre arbítrio não faz qualquer sentido.

A resposta é que, o fato de Deus saber não significa que Deus tenha de fazer. Deus é livre até mesmo para incapacitar os homens à fé. Fé é um dom de Deus (Ef 2.8-9), e todas as coisas que ele fez, e tal como as fez, foi pelo “beneplácito de sua vontade” (Ef 1.5), isto é, ele fez assim, porque queria fazer assim. Soberania e liberdade é um atributo incomunicável da divindade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário