quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Jo 21 O DEUS QUE NÃO DESISTE DE AMAR




 "Tu me amas? Segue-me"  (Jo 21.15,19)

Introdução:

Em geral identificamos vida com Deus com compromissos externos, religiosidade e rituais, no entanto, o foco de Deus sempre foi o coração: "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deu, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força" (Dt 6.4-6). Ao olharmos para nossas fraquezas, frequentemente perguntamos: Será que Deus pode amar alguém como eu? Incoerente, desobediente, com fraqueza de caráter?

Este texto nos relata a relação de Jesus com Pedro.

1. Seu temperamento inconstante. Pedro era ambíguo: "Retira-te de mim que sou homem pecador" (Mc 5.8), auto confiante: "Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas" (Mt 14.28). Faz confissões impressionantes: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo"(Mt 16.16); faz declarações de fidelidade: "Ainda que venhas a ser um tropeço para todos, nunca o serás para mim" (Mt 26.33), e naquela  mesma noite o trai (Mt 26.69-75). Suas fraquezas são muito evidentes.

2. Sua fragilidade de caráter - Além de seu temperamento inconstante, tinha uma personalidade dúbia. Diante da pressão na casa de Caifás ele nega, jura e pragueja...Reputação tem a ver com aquilo que os outros pensam que você é, Caráter é aquilo que você é realmente. 

3. Seus conflitos psicológicos - Suas contradições e negação: "Não conheço tal homem" (Mt 26.72). Pedro nega a amizade, vocação e história. Negou o amigo pessoal, o Deus que estava em Cristo.

Como Deus lida com gente assim?
Após a ressurreição, há uma nota interessante em Marcos: "Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro" (Mc 16.7). Por que destacar o nome de Pedro?
O que Jesus faz?
  1. Pergunta como vai o seu amor ? Tu me amas?” Jesus quer que Pedro vença a negação, por isto o faz afirmar tantas vezes quantas negou. Três vezes negou, três vezes afirma seu amor.
  2. Cura suas memórias - A idéia de "braseiro" só aparece duas vezes na Bíblia: Aqui em Jo 21.9, e em Caifás (Jo 18.18). A primeira vez no meio do fracasso e da mentira, a segunda no contexto do perdão e da graça. Não é isto um fato interessante?
Alguns precisam ser curados na memória, pessoas que nunca enfrentaram seus traumas e dores continuam presas num certo estágio de seu desenvolvimento emocional. Essas memórias negativas são pesos amarrados ao corpo de um nadador.

Conclusão
Como Jesus age para trazer cura para Pedro?
  1. Jesus aproxima as imagens – Leva-o para perto do braseiro. Lugar de negação e de graça. Revive sua experiência de negação, faze-o sofrer esta dor da traição, leva-o ao encontro nevrálgico. Jesus não encobre seu pecado, mas fá-lo entender o perdão.
  1. Jesus toca na sua dor - Testa seu amor. Pedro entristeceu-se pela insistência de Jesus em perguntar pelo seu amor (Jo 21.17). Não foi uma experiência fácil, mas foi libertadora.
3.        Jesus reafirma sua vocação - Tira dele o peso que tal lembrança trazia e o coloca na rota da vocação e da fé. “Apascenta minhas ovelhas” (21.15,16,17).

  1. Jesus reafirma seu lugar no Reino - “segue-me” (Jo 21.19). Encoraja-o a não deixar de seguir a carreira cristã apesar de todo o seu fracasso, fazendo-o entender que, apesar de sua fraqueza, não deveria deixar de segui-lo.

Pedro se vê tão confrontado e impactado que busca tirar de si a atenção e volta-se para o problema de João: “e quanto a este?” (Jo 21.21). Jesus responde de forma direta e breve, mas volta à questão nevrálgica do seu problema: “Quanto a ti, segue-me” (Jo 21.22). Jesus trabalha assim na questão fundamental que é a formula de Deus lidar conosco: "Tu me amas? segue-me!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário