quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Jo 1 QUEM ERA JESUS?






Introdução:
O Evangelho de João é um dos livros mais densos das Escrituras. Ele narra a vida de Jesus, não a partir dos eventos, mas a partir dos seus discursos. Ele declara de forma intencional que o seu propósito ao narrar os fatos, era para que, tomando conhecimento do que aconteceu, pudéssemos crer em Cristo, e assim tivéssemos a vida eterna (Jo 20.30-31).
No primeiro capítulo ele descreve quem era Jesus, descrito aqui como o Verbo (do grego Logos Jo 1.1). Qual o significado do “verbo” para as pessoas do tempo de Cristo e em nossos dias?

A concepção do Verbo em João:

1. O Verbo era o ponto de partida e sentido de toda história – Jo 1.1; Ap 5: Ele é quem abre o livro e possibilita a compreensão da história.

2. O Verbo era Deus – Portanto, identificado com a natureza divina

3. O Verbo se tornou homem e viveu entre nós – Jo 1.14

4. O Verbo veio habilitar uma nova geração de filhos de Deus – Jo 1.11-12

Aplicações práticas:
  1. O Verbo estabelecer o significado da história, por conseguinte, dá sentido também à minha vida –

  1. O Verbo nos fala de um Deus pessoal. Tão humano e amigo que resolveu habitar entre nós (Jo 1.14).

  1. O Verbo me ajuda a entender minha identidade – Por meio de Jesus, posso me tornar um filho de Deus (Jo 1.12).

Conclusão:
Cazuza afirma em uma de suas musicas: “Ideologia, eu quero uma pra viver”. Este é o grande desejo da raça humana. Encontrar uma razão para viver e para morrer. Você já encontrou o sentido de sua vida?
Dostoievsky diz que “O segredo da existência humana consiste não somente em viver, mas acima de tudo, encontrar um motivo para crer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário