quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Jo 6.28-29 - O PRINCÍPIO ATIVO DA FÉ





"Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado" (Jo 6.28-29).

Introdução:
A mensagem fundamental das Escrituras é que tudo o que graciosamente nos acontece, provem de Deus, e nos chega pela sua obra de misericórdia e amor. Graça é uma iniciativa livre, soberana e unilateral de Deus que se move em direção ao pecador rebelde e desobediente. Toda esta graça é recebida nas Escrituras pela mediação da fé. "Pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós, mas de Deus" (Ef 2.8-9). Se perguntarmos à maioria dos cristãos "o que é necessário para que crescer como cristão?" A resposta invariavelmente será que precisamos ser mais dedicados, dar melhor testemunho, ler mais a Bíblia, orar mais – em geral, fazer mais coisas. Jesus fala de algo revolucionário neste texto: A grande obra nossa é crer em Jesus, e aceitar aquilo que ele fez por nós naquela cruz.  
Não se trata de uma "lista de atividades espirituais". "recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?" (Gl 3.2). O Evangelho denuncia todo esforço humano, relativizando-o, e mostrando que para agradar a Deus é necessário colocar a confiança em Jesus, não nos nossos esforços.
C. Spurgeon: "Não é preciso levantar a mão e nem mexer o pé, coisa alguma precisa ser feita. Basta olhar para o Cristo crucificado. No caso de muitos, o problema é que olham para si mesmos. Enquanto você olhar para seu interior e suas virtudes, nunca encontrará o segredo da salvação".

O modo operacional – Pela fé ou pelas obras?
Nós precisamos crer em Cristo, e nos arrepender de nossa incredulidade. Este é o nosso fundamento: "nossa luta em viver a vida cristã não é fazer, mas crer" (John Owen). Onde posso obter o poder para obedecer a Cristo? Não apenas como obedecer, mas como encontrar poder para obedecer? Jesus demonstra que as coisas acontecem ou não, por causa da fé..
Em Mt 17.19-20: Não expulsaram demônios por que não tiveram fé;
Mt 21.A figueira se secou por causa da fé;
Lc 17.3-6 Jesus diz que não conseguiam perdoar por não terem f'é.
Fé é a mais alta forma de nossa dependência de Deus. Fé é simplesmente um pecador olhando para Cristo. Esta capacidade de olhar para sua obra redentora é o instrumento de nossa mudança.

Nossa luta na vida cristã não é fazer, mas crer. Qual é a crítica principal que Jesus faz aos seus discípulos?
q       "Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé?" (Mt 8.26);
q       "Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, porque duvidaste?" (Mt 14.31).
q       "Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorríeis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão?" (Mt 16.8).
q       "...Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez de vossa fé" (Mt 17.19-20).

Qual é o nosso maior pecado atualmente? Normalmente enfatizamos a ira, a luxúria, a desonestidade, nossa língua e outros comportamentos externos. Mas para Jesus, o maior problema dos seus discípulos é que eles não criam. (Mc 9.19; Lc 18.8). A fé deve ser colocada no foco certo. (Jo 6.28-29). Se quisermos agradar a Deus, temos que nos arrepender de nossa incredulidade, e colocarmos nossa confiança plena na obra plena e suficiente de Jesus para nossa salvação. Nossa oração hoje deve se voltar neste sentido. "Senhor aumenta-nos a fé. Dá-nos a capacidade de crer, diante dos obstáculos que temos a enfrentar. Dá-nos esta energia que vem da fé e o poder para que possamos continuar lhe obedecendo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário