sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Valores em Plantação de Igreja.

 



 

Introdução: Plantar igrejas é o método bíblico de alcançar o mundo. Mas a igreja deve ser edificada em fundamentos teológicos claros. Devemos trazer tais valores de forma sempre muito clara em nossas mentes. Quais são estes valores que devem ser lembrados?

 

Ø  Enraizada no Evangelho.

(a)   Uma igreja centrada no Evangelho impede, de um lado, a graça barata, e de outro o legalismo e fundamentalismo.

(b)   Uma Igreja enraizada no Evangelho baseia-se nas boas novas e incluir Cristo em todos aspectos de seu ministério.

 

Ø  Mensagem centrada no Reino.

(a)   Uma igreja centrada no Reino compreende que todas as áreas da vida: material e espiritual, publica e privada, devem ser  colocadas debaixo da soberania de Deus.

(b)   Entende ainda que evangelho não trata apenas da questão do perdão de pecados numa perspectiva individual, mas que se pretende criar um novo reino onde toda a criação seja renovada. Stott Sugere que tenhamos:

ü  Conceito mais abrangente de pecado.

ü  Conceito mais abrangente de Deus.

ü  Conceito mais abrangente de salvação.

 

Ø  Olhos postos na cidade.

(a) A Igreja deve buscar não apenas sua prosperidade pessoal, mas a prosperidade e a paz da cidade como um todo.

(b) Deve não apenas ensinar sobre Deus para a cidade, mas aprender a ter o olhar de Deus para a cidade.

(c)   Os líderes da cidade devem viver na vizinhança de sua igreja.

 

Ø  Filosofia de plantação de novas igrejas -

(a) Deve-se pensar não apenas numa igreja, mas num ministério de plantação de igrejas.

(b) A globalização e urbanização tornam a cidade o foco mais importante de missão em nossos dias.

(c) a melhor forma de alcançar a cidade pela palavra e ministérios locais (e renovar as igrejas existentes), é multiplicando igrejas centralizadas no Evangelho, no Reino de Deus e para servir a cidade.

 

Ø  Prioridade nos centros urbanos - Centralizar a plantação de igrejas nos maiores centros urbanos. Embora entendamos a necessidade de plantar igrejas em pequenos bairros, deve-se estabelecer uma ordem de prioridades e valores. A cidade é centrifuga, nunca centrípeta.

 

Ø  Treinamento constante – A ênfase por excelência deve o treinamento e supervisão. Plantadores de igrejas muitas vezes fracassam por não existir ninguém para apoiar seu ministério e dar ferramentas adequadas ao obreiro.

 

ü  Obstáculos: (a) disponibilidade de recursos; (b) qualificação pessoal dos treinadores.

 

Ø  Fundada na oração – Plantação de igrejas envolve uma quantidade imensa de batalha espiritual. O inferno se opõe fortemente à igreja e plantadores de igrejas e novas comunidades sofrem violenta pressão do inferno. Oração é o caminho para a renovação espiritual, e deve ser sempre enfatizada, tanto a nível individual quanto comunitário.

 

Ø  Não sectária – Deve estar comprometida no crescimento de todo corpo de Cristo na cidade, não apenas no crescimento denominacional. Ainda que sejamos firmemente comprometidos com a Reforma, cremos que a cidade poderá ser abençoada com igrejas de diferentes matizes e tradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário